24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
24/04/2022

Como funciona a auriculoterapia no tratamento das cólicas menstruais

Foto: Reprodução

Cólicas, dores de cabeça, inchaço nas mamas e no corpo e mudanças de humor: esses são apenas alguns dos sintomas relacionados com o período menstrual . Não por acaso uma pesquisa recente realizada por uma marca de medicamentos para alívio de cólicas e outras dores menstruais revelou que 92% das mulheres todos os meses sofrem com esses sintomas, sendo que desse total, 43% afirmaram que os sintomas são intensos e 20% as definiram como insuportáveis.

 

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a auriculoterapia é um recurso terapêutico que não utiliza medicamentos e que pode ser uma grande aliada para o alívio dos sintomas menstruais. A especialista em auriculoterapia, Lirane Suliano, explica como a técnica pode minimizar os sintomas com sessões feitas antes da menstruação ou durante o período.

 

“Esse recurso terapêutico permite aliviar as principais dores que surgem no período menstrual, sem a utilização de medicamentos que geram efeitos colaterais que comprometem a rotina da mulher, em especial daquelas que atuam em atividades que exigem foco, atenção ou esforço físico.

 

Veja também

 

Por que sincronizar os treinos com as fases do ciclo menstrual

 

Pesquisa aponta que 'Ponto G' é formado por 5 zonas erógenas

 

Como funciona a auriculoterapia no tratamento das cólicas menstruais

 

“A rotina da mulher moderna e a sua atuação no mercado de trabalho não permitem que ela faça uso contínuo de medicamentos, pois efeitos colaterais como náuseas, queimação estomacal, sonolência, prisão de ventre e até tontura inviabilizam a atuação profissional”, comenta a especialista.

 

A auriculoterapia permite tratar o paciente sem o uso de medicamentos, o que se revela uma vantagem, porque não gera efeitos colaterais que debilitam ainda mais a condição clínica. Dessa forma, para auxiliar na prevenção e no tratamento de desconfortos associados ao período menstrual, o estímulo de pontos localizados no pavilhão auricular desencadeia a liberação de neurotransmissores, que geram a sensação de analgesia e trazem equilíbrio hormonal para o organismo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Geralmente, as sessões duram uma hora. Para os sintomas dos períodos pré, durante e pós menstruação, podem ser estimulados pontos auriculares que representam o fígado, útero, ovário, endócrino e hipófise. A técnica também auxilia na diminuição da ansiedade, irritabilidade, estresse e compulsão alimentar, que também são comuns nessa fase do período menstrual, inclusive com excelentes resultados no tratamento preventivamente da dismenorreia”, finaliza Lirane Suliano. 

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.