28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
07/03/2021

Como manter o equilíbrio emocional nesta fase da pandemia

Foto: DIVULGAÇÃO

Para quem está de home office, é importante traçar limites na rotina, diz psicólogo

Frente ao agravamento do cenário pandêmico, no qual o número de mortes por covid-19 bate recordes diários e novas variantes do coronavírus circulam pelo país, o equilíbrio emocional também sofre impacto.

 

Segundo o psiquiatra Kalil Dualib, presidente do Departamento Científico de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (APM), sentimentos de angústia ou desesperança desencadeados pela pandemia podem contribuir para um quadro de estresse crônico.

 

De acordo com o especialista, o estresse crônico se manifesta com pequena intensidade, podendo se estender por pelo menos três meses, e ser danoso para o cérebro.

 

Veja também 

 

6 dicas para te ajudar a melhorar o desempenho na academia!

 

Emagrecimento rápido com saúde? Conheça a dieta low carb!

 

“Vai diminuindo a resistência do organismo, diminuindo substâncias que protegem as ligações dos neurônios, e pode levar ao esgotamento, além de facilitar o surgimento de doenças como a depressão”, explica.

 

Incluir a prática de atividade física é uma das principais maneiras de combater o estresse, além de contribuir para o bom funcionamento do corpo como um todo.

 

A orientação do psiquiatra é a de praticar exercícios por pelo menos 5 vezes na semana, manter uma alimentação saudável e uma rotina de sono, com horário para dormir e acordar, e não abusar de bebidas alcoólicas ou substâncias químicas. “Se apesar disso essa pessoa continuar a ter um sofrimento mental, fazer psicoterapia ajudaria muito”, recomenda Dualib.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O psicólogo Yuri Busin, diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME), chama a atenção para alguns comportamentos que podem contribuir ainda mais para uma sensação de desequilíbrio mental, como não controlar o consumo de notícias sobre a pandemia, ou mesmo deixar de fazer atividades que antes proporcionavam prazer.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.