28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
15/05/2022

Como viver mais? Genética ajuda, mas estilo de vida saudável é fundamental

Foto: Reprodução

Relatos de pessoas que passam dos 100 anos de idade se espalharam após a morte da mulher mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka, que faleceu aos 119 anos. Atualmente, quem detém o posto é a francesa Lucile Randon, de 118, mas há alguns brasileiros que afirmam ter mais de 120 anos. A pergunta que fica é: o que tem feito as pessoas viverem mais?

 

Os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes ao ano de 2020, dão conta de um aumento de 3,3 anos na expectativa de vida dos brasileiros na última década, o que, na prática, significa que uma pessoa que nasce no Brasil tem a probabilidade de viver até os 76,8 anos. Pode parecer um tanto distante da marca centenária, mas é um indicador importante para responder à pergunta desta reportagem.

 

A longevidade pode ser influenciada por diversos fatores, segundo o geriatra Natan Chehter, membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e médico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. A genética é uma das explicações, mas não é a única.

 

Veja também

 

Fatores da obesidade: é tudo culpa da genética, do exagero na hora da comida ou da falta de exercício?

 

Qual a função dos carboidratos e as opções mais saudáveis para a sua alimentação

 

“Existe uma programação genética que é individual, tem famílias e pessoas que são muito longevas, que chegam aos 115 anos, por exemplo. Não é muito comum, mas isso acontece”, afirma o especialista.

 

No entanto, no que diz respeito ao Brasil, por exemplo, as políticas de saúde pública implementadas nas últimas décadas foram decisivas para que os brasileiros passassem a viver mais, sobretudo criação do SUS (Sistema Único de Saúde) em 1990, que possibilitou uma mudança significativa na pirâmide etária do país.

 

“A pirâmide tinha uma base muito larga e uma altura não muito grande, o quer dizer que havia muitos nascimentos e a mortalidade infantil era muito alta, as pessoas morriam em uma idade mais precoce por fatores relacionados à saúde, a não prevenir doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e as suas consequências”, explica Chehter.

 

Evite estes cinco hábitos para viver mais e melhor - Saúde - Smart Fit News


Para reduzir a mortalidade infantil e, consequentemente, aumentar a expectativa de vida, as vacinas também foram essenciais.

 

O PNI (Programa Nacional de Imunizações), formulado em 1973, foi responsável por tornar o Brasil um referência mundial em imunização e erradicar doenças como o sarampo – que voltou a ter casos em 2019.

 

“Temos populações mais longevas por fatores da melhora da saúde na infância, assistência ao parto e ao puerpério das mulheres. Também há uma relação com a melhora do saneamento básico, com o controle de doenças infecciosas e contagiosas por conta da vacinação e de medidas de saúde pública. Então, quando melhora a saúde do adulto, é possível ter uma população um pouco mais velha”, explica o geriatra.

 

Como unir Longevidade e qualidade de vida? - Sons da Vida

 

Vale destacar, no entanto, que devido à baixa adesão à vacinação infantil o país voltou a conviver com a ameaça de retorno de doenças já controladas. Em 2019, um surto de sarampo foi registrado no país e, atualmente, há dezenas de casos em investigação.

 

Além disso, a Opas (Organização Panamericana de Saúde) recolocou o Brasil na lista de alto risco para a volta da poliomielite — doença contagiosa causada por um vírus — também devido à baixa cobertura vacinal entre as crianças.

 

Apesar disso, a manutenção da assistência básica de saúde também tem papel importante para que os adultos brasileiros chegassem a idades mais avançadas sem que fossem fatalmente acometidos por doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, ou mesmo por quadros de câncer.

 

5 Melhores práticas para longevidade (Estudo de Harvard) - Dr. Mozart Morais

 

O geriatra destaca, no entanto, que a cobertura do SUS pode não ser heterogênea, isto é, atender toda a população da mesma forma — algo que está relacionado à desigualdade no acesso aos equipamentos de saúde, sobretudo em regiões afastadas dos grandes centros, ou mesmo à distribuição correta de recursos públicos para o sistema.

 

Apesar de toda a mudança promovida pelo SUS nas últimas décadas, a adoção de hábitos saudáveis é fundamental para garantir a manutenção da saúde e o controle e a prevenção das doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e diabetes, assim como realizar as consultas médicas com a frequência adequada e não deixar de fazer os exames preventivos.

 

Dentre os hábitos que fazem bem à saúde está a prática regular de atividade física, alimentação saudável, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica.

 

Modelo de vida biopsicossocial e longevidade - Toda On

 

“São medidas que devem começar a ser estimuladas desde o princípio da infância, para que isso repercuta em como vão ser esses adultos. Para aqueles que não têm hábitos saudáveis, começar a fazer isso vai fazer com que o envelhecimento seja melhor, [assim como] é importante estimular os idosos, porque isso também tem repercussão, obviamente que quanto mais cedo se começa, melhor se vê os benefícios, mas é importante não impedir ninguém de começar a ter práticas mais saudáveis”, afirma Chehter.

 

Mesmo que algumas pessoas ultrapassem a marca centenária, contando ainda algumas dezenas após os 100 anos, não é possível que essa idade seja estendida ainda mais. O geriatra explica que, ainda com hábitos saudáveis, a própria genética do envelhecimento faz com que ocorra um desgaste dos órgãos e sistemas do corpo.

 

Para o futuro, no entanto, Chehter acredita que pessoas com vidas centenárias sejam cada vez mais comuns.

 

Descubra como aplicar a medicina da longevidade na sua vida - NUTRITALK

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Vamos ver realmente as pessoas conseguindo atingir o seu pleno potencial em termos de longevidade, mas não é possível ultrapassar um determinado valor de anos, mesmo que a gente tenha a substituição de órgãos — e aí já estamos falando de um cenário mais próximo da ficção científica”. 

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.