20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
18/01/2022

Confira 3 alimentos para evitar de manhã e controlar a glicose alta

Foto: Reprodução

Considerada uma doença crônica silenciosa, a diabetes pode oferecer diversas ameaças ao organismo. Um dos principais fatores que pioram a situação para os portadores da condição é a má alimentação, pois algumas comidas favorecem o pico de açúcar no sangue e devem ser evitadas.

 

De acordo com especialistas, é importante que o paciente gerencie a condição e se preocupe com o que está comendo pela manhã. O ideal é optar por um café da manhã saudável, capaz de auxiliar no equilíbrio do açúcar e a garantir a ingestão de nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

 

A diabetes tipo 1 é quando o pâncreas deixa de produzir insulina, e a diabetes tipo 2 é quando há dificuldade para usar a insulina de forma eficiente. A médica Sally Roxburgh, da Clínica The Fleet Street, em Londres, afirma que, para aqueles com diabetes tipo 2, é essencial controlar sua ingestão de açúcar, bem como vigiar o peso, tamanho das porções e ingestão de calorias.

 

Veja também

 

Abaixa a glicose e melhora a imunidade: aprenda 6 benefícios da lichia

 

Conheça sete chás para ajudar a baixar a glicose alta no sangue

 

“Existem certos alimentos que devem ser evitados se você tem diabetes tipo 2, enquanto outros devem ser consumidos com moderação”, disse a especialista ao jornal The Sun.

 

Evite no café da manhã

 

1. Sucos de frutas

Roxburgh afirma que sucos de frutas no café da manhã podem ser um dos principais culpados por aumentar os níveis de açúcar no sangue.

 

“As frutas em geral podem ser consumidas e eu nunca recomendaria excluir totalmente por causa do valor nutricional que elas contém. No entanto, algumas delas podem ser substituídas para pacientes com diabetes tipo 2″, orienta.

Frutas como abacaxi, laranja e banana podem ser substituídas por frutas vermelhas ou maçã, por exemplo. Versões enlatadas devem ser evitadas, pois são mantidas em uma calda com alto teor de açúcar.

 

2. Carnes processadas

Misto quente com presunto no café da manhã? Nada disso! Se está tentando manter a glicemia em equilíbrio, evite carnes processadas como salame, presunto, bacon e outros. Segundo Roxburgh, esses alimentos causam ganho de peso e dificultam o controle do diabetes.

 

3. Alimentos ricos em carboidratos

Sem pão branco e croissants! De acordo com o especialista Will Cave, também da Clínica The Fleet Street, os alimentos ricos em carboidratos podem ser facilmente transformados em glicose. Para evitar qualquer dano, você deve reduzir aqueles com adição de açúcar, como os citados acima.

 

O que comer no café da manhã

 

Os médicos citam diversas opções de alimentos saudáveis que pode ser usados em substituições para uma melhor manutenção do organismo. O ideal é escolher os integrais, carnes brancas, iogurtes naturais e sementes, sem excessos. Veja mais sugestões:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Grãos integrais: principalmente a farinha de trigo integral, flocos de aveia e quinoa;
Frutas em geral: priorizando as frescas e inteiras ou em pedaços, como laranja, mamão, pera, abacaxi, pêssego e tangerina;
Gorduras boas: de frutas como abacate e coco, e óleos vegetais como azeite extra virgem, óleo de abacate e manteiga;
Oleaginosas: castanhas, amendoim, avelãs, nozes e amêndoas;
Leite e derivados: de preferência as versões desnatadas e sem adição de açúcar, como leite desnatado, iogurte natural desnatado, queijos brancos como ricota, queijo Minas e cottage. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.