25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
27/03/2020

Confira 7 coisas incríveis que acontecem quando você come aveia todo dia

Foto: Reprodução

7 coisas incríveis que acontecem quando você come aveia todo dia

Devido à dieta ser um fator crítico para a saúde em geral, tornar aveia um hábito diário pode ser uma ótima escolha.

 

Você pode ter ouvido sobre a hype da aveia e a prevenção de doenças cardíacas e câncer, mas quando se trata de marketing, é sempre melhor verificar os fatos. Comer aveia é realmente tão bom assim?

 

Bem, por um lado, aveia é um exemplo perfeito de um grão integral saudável. Oferece nutrição balanceada, além de fibra e antioxidantes. E possui mais proteína e gordura saudável do que outros grãos.

 

Veja também

 

Coronavírus: Especialistas dão dicas de como se alimentar bem durante a quarentena

 

Veja 7 dicas para cuidar da sua saúde mental em tempos de pandemia

 

Uma porção de aveia representa 51 gramas de carboidrato, 13 gramas de proteína, 8 gramas de fibra e 5 gramas de gordura. Você recebe tudo isso além de níveis significantes de muitas vitaminas e minerais por apenas 303 calorias.

 

Mas o que realmente acontece se você comer aveia todo dia? Leia até o fim para descobrir se os benefícios da aveia realmente condizem com a hype.

 

1. Você recebe uma dose saudável de antioxidantes

 

 

 

Antioxidantes são importantes porque neutralizam e se ligam a radicais livres no corpo. Há vários tipos de antioxidantes, mas aveia é rica em um tipo chamado polifenol. Mais especificamente, aveia contém um tipo de polifenol chamado avenanthramide, e é virtualmente a única comida que contém isso.

 

Acredita-se que avenanthramide reduza pressão sanguínea por aumentar a produção de óxido nítrico. Óxido nítrico é responsável por dilatar vasos sanguíneos para melhorar a circulação. Assim como a maioria dos antioxidantes, avenanthramide possui efeitos anti-inflamatórios, mas às vezes até ajudam a reduzir coceiras.

 

2. Você terá o benefício de um tipo especial de fibra

 

 

 

Fibra é importante para a saúde digestiva de forma geral, e aveia contém uma grande quantidade de um tipo especial chamado beta-glucana. Beta-glucana é uma fibra solúvel que se dissolve parcialmente ao ser comida e que produz um gel grosso no intestino. Mas por que isso é algo desejável?

 

Foi descoberto que o consumo regular de beta-glucana reduz o colesterol (ruim) LDL além do total de colesterol em si. Melhora o nível de açúcar no sangue e da insulina necessária para processar glicose. Beta-glucana também auxilia na saúde das boas bactérias em seu intestino, e como bônus ainda te ajuda a se sentir saciado por mais tempo.

 

3. Você irá melhorar os níveis de colesterol e açúcar no sangue

 

 

 

Então vamos falar mais um pouco destas medidas críticas para a saúde. Colesterol alto é um dos maiores indicadores de doença cardíaca, que é a maior assassina de adultos ao redor do mundo.

 

A beta-glucana da aveia reduz tanto o colesterol total como o LDL ao aumentar a produção da bile rica em colesterol e reduzir o nível de colesterol que circula pelo sangue.

 

Como uma fibra solúvel, beta-glucana também melhora os níveis de açúcar no sangue além da resposta de insulina à glicose. Isto é devido ao gel criado pela beta-glucana atrasar o esvaziamento do estômago para os intestinos. Glicose é assim lançada mais lentamente na corrente sanguínea e de maneira mais balanceada, permitindo que a insulina a processe sem muito trabalho.

 

4. Será mais fácil perder peso

 

 

 

Não há magia acerca da perda de peso, mas alimentos que enchem sem engordar podem ajudar muito. Vontade de comer é uma das coisas mais difíceis de superar quando você está tentando perder peso, então sentir-se saciado por mais tempo após uma refeição é crucial.

 

Mais uma vez a beta-glucana vem ao resgate já que promove a liberação do peptídeo YY (PYY). PYY é um hormônio que seu intestino produz quando recebe alimentos. É um hormônio associado com saciedade e estudos apontam que reduz consumo de calorias e levam a um risco menor de obesidade.

 

5. Você pode proteger seus filhos da asma

 

 

 

Aqui vai uma ótima razão para tornar aveia algo da família toda. Asa é uma das doenças crônicas mais comuns em crianças e é assustadora pois afeta a respiração. Asma envolve inflamação das vias respiratórias, e tipicamente causa dificuldade para respirar, chiado no peito e tosse.

 

Pesquisas apontam que a introdução de alimentos sólidos cedo na vida da criança (antes dos 6 meses) na verdade aumentam o risco de asma na infância. Mas aveia é uma exceção notável.

 

Estudos na verdade mostram que alimentar seu bebê com aveia antes de meio ano pode reduzir tanto o risco de asma como de outras alergias. Se você gostaria de adicionar aveia à dieta de seu bebê, faça de forma bem suave e que não precise de mastigação.

 

6. Seu intestino funciona perfeitamente

 

 

 

Outra razão que fibras são tão importantes para a dieta é que previnem constipação. Neste caso podemos dar os créditos à fibra insolúvel da aveia, que é a camada exterior do grão. Isso dá forma às fezes e retém água suficiente para facilitar a passagem.

 

Métodos dietéticos de regulação intestinal são sempre melhores do que medicações, que apresentam seus próprios efeitos colaterais. Porém, se você estiver apenas começando a adicionar fibra à dieta, é melhor ir fazendo aos poucos. Leva um tempo para o corpo se acostumar, e muito de uma vez só pode até causar a constipação que você está tentando corrigir.

 

7. Você terá uma ótima ferramenta de cuidados com a pele

 

 

 

E finalmente, você não precisa necessariamente comer aveia para ter alguns dos benefícios. Você já viu quantos produtos cosméticos contêm aveia? É porque farinha de aveia fina reduz inflamação, irritação e coceiras na pele.

 

Há várias receitas de máscaras faciais caseiras de aveia contendo outros ingredientes como mel, gema de ovo, iogurte e óleo de coco. Como você prepara a sua depende de seu objetivo.

 

Se estiver buscando esfoliação, você provavelmente irá utilizar aveia integral. Se está procurando resolver problemas de eczema ou outras irritações de pele, farinha de aveia pode ser melhor.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Fotos: Reprodução

 

Health & Human

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.