23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
02/04/2020

Confira 9 fatos sobre a falta de higiene no passado

Foto: Reprodução

Confira 9 fatos sobre a falta de higiene no passado

 Manter uma higiene decente é de importância inquestionável para a manutenção inclusive da nossa saúde, já que inúmeras enfermidades podem surgir em decorrência da falta asseio.

 

No entanto, se mesmo hoje em dia algumas pessoas insistem em não manter inclusive hábitos simples de higiene, no passado a realidade era ainda mais assustadora neste quesito.

 

Confira, nesta lista, alguns fatos que mostram como as pessoas não se importavam com a própria higiene no passado.

 

Veja também

 

Contágio em sauna na China aponta que Covid-19 resiste a alta umidade e calor

 

Dente extraído de indiano é o maior do mundo, com 3,89 centímetros

 

1. Banho todos os dias? Nem pensar.

 

 

Antes do século 20, sobretudo em cidades europeias, o hábito de banhar-se diariamente ou com razoável frequência simplesmente não existia. Algumas pessoas inclusive acreditavam que entrar em uma banheira cheia de água de forma repetida e constante poderia causar doenças. Por isso, era comum que, quando decidiam banhar-se, as pessoas entrassem na época vestindo suas roupas de baixo, que eram extremamente grandes.

 

2. Os banheiros nem sempre foram higiênicos.

 

 

O primeiro lavabo, que se assemelhava em alguns aspectos com o que hoje entendemos como um banheiro, foi criado apenas em 1590, mas alguns anos antes disso os europeus ainda sequer contavam com sistemas funcionais de esgoto. A ausência de princípios básicos de saneamento nas cidades europeias durante a Idade Média, por exemplo, foi um dos principais fatores que ocasionaram a Peste Negra.

 

3. E o papel higiênico?

 

Em épocas onde o papel higiênico sequer havia sido cogitado, as pessoas, quando se limpavam após as necessidades, usavam qualquer coisa que tinham à disposição para fazer sua higiene. Os mais ricos dispunham de pedaços de linho para tais finalidades, mas se você tem estômago fraco, nem tente pensar em como a maioria das pessoas se limpava após atenderem aos chamados da natureza. Mesmo porque muitas sequer se importavam com isso.

 

4. Camisinhas feitas a partir de produtos animais.

 

 

Não é de hoje que os seres humanos se preocupam com a utilização de preservativos. Evidentemente, a forma como esses produtos são fabricadas hoje em dia em nada se assemelham com as técnicas do passado. Crina de mulas, pele de porco e até mesmo cascos de tartaruga estão entre os produtos utilizados antigamente para produzir preservativos.

 

5. Falta de higiene com os talheres.

 

 

As pessoas usam talheres para comer há um bom tempo, mas nem sempre cuidaram da higiene desses utensílios. Era comum durante grandes jantares, por exemplo, que as pessoas compartilhassem seus talheres e pratos, e até mesmo utilizassem para comer as mesmas facas que usavam para caçar.

 

6. Pouquíssimas roupas.

 

A ideia de ter várias roupas guardadas, uma para cada ocasião, é consideravelmente moderna, já que no passado as pessoas costumavam ter pouquíssimas roupas, que eram utilizadas durante toda uma estação. Nem é preciso fazer menção ao odor que essas roupas deveriam ter, principalmente durante as estações mais quentes.

 

7. Cremes dentais.

 

Se hoje em dia contamos com cremes de diversos sabores e inclusive com efeitos distintos em nossos dentes, no passado a realidade era um pouco mais “crua”. Desde ossos triturados até cascas de ostras já foram utilizadas para ajudar as pessoas a limpar a sujeira de seus dentes. Certamente, no entanto, esses produtos não eram tão bons assim para lidar com problemas de mau-hálito.

 

8. Perfumes.

 

 

Se os europeus não gostavam muito de tomar banho, eles pelo menos se preocupavam (a partir de certo ponto da história) em criar bons perfumes para disfarçar o cheiro desagradável que exalavam. Antes mesmo da Idade Média, civilizações bem antigas no Oriento Médio e na Ásia já usavam certos produtos (como até mesmo o sal) para disfarçar os odores fortes. O primeiro perfume, no entanto, só foi inventado de fato no século 16.

 

9. Procedimentos dentários.

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Nem tão antigamente assim, era comum que até mesmo barbeiros realizassem alguns procedimentos dentários, já que muitos médicos não se submetiam a realizar tais operações. Nem é preciso dizer que tudo ocorria sem os devidos cuidados de higiene, e normalmente sem anestesia.

 

Mistérios do Mundo 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.