19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
28/02/2019

Confira sete cuidados com o celular que você precisa ter durante o Carnaval

Foto: Reprodução

Os smartphones são aliados no pré, durante e pós-Carnaval, e ninguém quer terminar o feriado explicando como perdeu o aparelho

O Carnaval está chegando e nada melhor do que curtir a folia sem preocupações. Para aproveitar a festa ao máximo, registrar os momentos de diversão e facilitar o encontro com os amigos, os preparativos devem ir muito além de arrumar a mala, escolher a fantasia e planejar o roteiro dos bloquinhos.


Os smartphones são aliados no pré, durante e pós-Carnaval, e ninguém quer terminar o feriado explicando como perdeu o aparelho, como ele estragou na praia ou como ficou sem bateria.

 

O gerente de produtos da área de mobilidade da Positivo Tecnologia, William Toshio, listou algumas dicas básicas, mas bastante úteis para ajudar os foliões a aproveitarem o Carnaval conectados.


Veja também

Carnaval: especialistas dão dicas para a maquiagem não derreter nos dias quentes de folia


1. Bateria 100%


Essa é básica, mas é importante: encontrar uma tomada no meio de um bloquinho, na praia ou no campo será uma tarefa difícil. Ainda que encontre, perder o precioso tempo com os amigos para carregar a bateria do celular não parece uma opção divertida. Por isso, antes de sair de casa verifique se a carga do seu aparelho está completa.

 

Antes de sair de casa verifique se a carga do seu aparelho


Além disso, reduzir o brilho da tela do smartphone e deixar o aparelho em modo avião ajudarão a diminuir o consumo de energia. Por fim, um carregador portátil (power bank) carregado pode garantir horas a mais de celular em funcionamento.


2. Verifique se há conexão

 

Verifique a conexão para não ficar sem sinal


Se os planos para o Carnaval envolvem viagens a lugares que podem não ter sinal, há uma maneira simples e rápida de checar a rede de telefonia local e se prevenir.

 

“O aplicativo Anatel Serviço Móvel está disponível de forma gratuita para Android e iOS. Ao inserir o estado e a cidade, o serviço retorna com informações de disponibilidade das conexões 2G, 3G e 4G, assim como suas respectivas coberturas”, conta.


3. Cuidado com furtos ou perdas

 

Cuidado com o celular para não ser roubado

 

Hábitos simples podem evitar grandes aborrecimentos. Ambientes movimentados e cheios de distrações são cenários propícios a furtos e perdas, por isso todo cuidado é pouco.

 

“Evite deixar o aparelho no bolso de trás da calça ou sobre uma bancada, mesmo que por alguns segundos. Algumas capinhas protetoras vêm com um cordão de pescoço, protegem da água da chuva e podem ser bastante úteis”, sugere o especialista.


4. Use aplicativos de geolocalização


O GPS é um recurso essencial para rastrear smartphones, mas é preciso ativar essa opção para que ele possa ser encontrado. Nas configurações do aparelho, se ele for Android, clique em “Segurança” e habilite o modo “Encontre meu dispositivo”.

 

Essa função funciona no PC com a sua conta da Google e permite localizar o celular por geolocalização, bloqueá-lo, acionar avisos sonoros ou apagar dados remotamente.

 

Função de localização do celular pode bloqueá-lo, acionar

avisos sonoros ou apagar dados remotamente usando o PC


Para iOs você pode utilizar o Find My iPhone, com recursos semelhantes.

 

No iOs você utiliza o Find My iPhone


5. Compartilhe a sua localização em tempo real


Um recurso simples do WhatsApp pode ajudar amigos a se encontrarem no meio dos bloquinhos de carnaval.

 

No mensageiro, é possível compartilhar suas localizações com os contatos e manter a atividade por 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. Assim, durante todo o tempo programao, os amigos conseguirão rastreá-lo em tempo real.

 

É possível compartilhar suas localizações no WhatsApp

com os contatos e manter a atividade por até 8 horas


Já no Google Maps existe uma opção de compartilhamento de paradeiro por até três dias via link ou por tempo ilimitado via conta Google.

 

Aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS

 

Para utilizar o recurso do Google Maps, basta acessar a aba no canto esquerdo do aplicativo, clicar em “Compartilhar local”, definir por quanto tempo a opção ficará ativa e escolher o contato que receberá a informação. Ambos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS.


6. E se ele molhar?


Em caso de chuva durante a folia, o ideal é correr para um local seguro e evitar que o celular se molhe. Porém, se não for possível e o dispositivo ficar encharcado, seja rápido.


A primeira providência deve ser desligá-lo imediatamente.


Remova a bateria e deixe-os secando por, pelo menos, um dia até ligá-lo novamente. Isso pode evitar que ocorra um curto circuito. E não caia no mito do secador de cabelo: usar ele pode comprometer ainda mais o aparelho! O TecMundo já produziu um guia para ajudar você nesse momento difícil.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter


7. Areia e água do mar não combinam com celular


Se o Carnaval é na praia, alguns cuidados são fundamentais. “A água do mar representa um risco extra para o celular por causa do sal, que possui grande poder corrosivo e faz com que os componentes internos sejam facilmente danificados. Caso queira protegê-lo da água, existem capas impermeáveis que possibilitam o uso do aparelho com ela lacrada”, explica Toshio.

 

Caso queira protegê-lo o celular da água, existem

capas impermeáveis (Fotos: Reprodução)


Segundo ele, a maresia é menos prejudicial e não costuma mostrar seus efeitos de forma imediata, apenas em médio prazo, podendo diminuir a vida útil do aparelho. Já a melhor proteção contra o sol é manter o celular guardado em um estojo ou bolsa. "Essas medidas também evitam o contato com a areia, que causa danos no interior do dispositivo. Caso isso aconteça, evite limpá-lo com uma agulha, pois isso pode empurrar a sujeira ainda mais para dentro”, completa.

 

TecMundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.