24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
07/12/2021

Congresso aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo no Chile

Foto: Reprodução

A lei ainda precisa da sanção presidencial, que deve acontecer em breve uma vez que o presidente Sebastián Piñera já anunciou seu apoio à medida.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado pelo Congresso do Chile nesta terça-feira (7). O texto passou primeiro pelo Senado e foi votado logo em seguida pela Câmara dos Deputados.

 

Para entrar em vigor, a lei ainda precisa passar pela sanção presidencial, o que deve acontecer em breve, uma vez que o presidente chileno Sebastián Piñera - que deixa o cargo em março - já anunciou seu apoio à aprovação do tema.

 

Essa era uma demanda de longa data da comunidade LGBTQI+ do país e a lei que autoriza o casamento igualitário foi revisada pela Comissão de Constituição do Senado antes de ir à plenário.

 

Veja também 

 

Pequim tomará medidas contra boicote dos EUA a Jogos de Inverno

 

Biden e Putin farão reunião sobre tensões na Ucrânia

No Senado a proposta recebeu: 21 votos a favor, 8 contrários e 1 abstenção


Na Câmara, a iniciativa passou com: 82 votos a favor, 20 contrários e 2 abstenções

 

A ministra de Desenvolvimento Social e da Família, Karla Rubilar, disse após a votação que com a aprovação será possível "avançar com os direitos para todos".

 

"Esta é uma daquelas oportunidades nas quais pensamos nas pessoas", disse Rubilar. "A aprovação do casamento igualitário nos permite avançar com os direitos para todos. É um marco que mostra o melhor da política."

 

Congresso chileno aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo | Agência  Brasil

Foto: Reprodução

 

Projeto para o casamento igualitário


O projeto busca equalizar direitos e obrigações dos casamentos independentemente do sexo das pessoas que compõem a união.

 

Para isso, o conceito de casamento entre um homem e uma mulher muda de modo a ser aplicado sem distinção de sexo.

 

Atualmente, o único instrumento legal para unir legalmente casais do mesmo sexo é o Acordo de União Civil, aprovado em 2015, que permite o acesso a quase todos os direitos estipulados pelo casamento, mas nega a possibilidade de adoção e direitos de filiação de filhos pelos casais do mesmo sexo.

 

"No Chile não somos reconhecidos como família; o casamento igualitário é uma reivindicação de anos", disse Lorena Grez, que participou na segunda-feira da entrega de 20 mil assinaturas a favor da aprovação do projeto.

 

O Chile se torna o nono país das Américas a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois dos seguintes países:

 

Canadá


Estados Unidos


Costa Rica


Equador


Colômbia


Brasil


Uruguai


Argentina


México (onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal em 14 dos 32 estados)


Anos de espera


O projeto entrou no Parlamento em 2017, na sequência de uma iniciativa da ex-presidente socialista Michelle Bachelet.

 

O atual presidente chileno, o conservador Sebastián Piñera, decidiu acelerar sua tramitação no Congresso, após um anúncio surpresa em 1º de junho.

 

O texto foi aprovado no Senado em 21 de julho e na Câmara dos Deputados em 23 de novembro, em ambas as casas por ampla maioria e sempre com a oposição da direita governista mais conservadora.


Mas algumas mudanças foram introduzidas em artigos do projeto. O texto que o Senado aprovou incluiu parágrafos para evitar que possa haver “barrigas de aluguel” no país. Esses trechos forçaram um terceiro e último processo legislativo –esse processo foi feito no meio dia da aprovação no Senado.

 

"É essencial avançar na dignidade com o casamento igualitário, porque o amor não pode ser condicionado", disse a presidente do Senado, a democrata-cristã Ximena Rincón, na segunda-feira após dar seu apoio a várias organizações que lutam pelos direitos da comunidade LGBTQI+.

 

Eleições presidenciais


O projeto também afeta a campanha pelo segundo turno das eleições presidenciais de 19 de dezembro, disputadas entre o ultraconservador José Antonio Kast e o esquerdista Gabriel Boric.

 

Boric - deputado de 35 anos, ex-líder estudantil -, defende o casamento entre pessoas do mesmo sexo em seu programa eleitoral como forma de igualar direitos. Na qualidade de deputado, ele votou a favor do projeto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Enquanto isso, o advogado Kast, de 55 anos, promove no ponto 249 de seu programa "impedir que crianças sejam doutrinadas à força em várias ideologias" e se opõe à "aprovação do 'casamento homossexual' e à opção de adoção, resguardando o 'interesse superior da criança', que se constitui pelo direito de toda criança a ter pai e mãe". 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.