28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
27/11/2019

Congresso derruba sete vetos de Bolsonaro sobre lei dos partidos e eleições

Foto: Divulgação

Congresso ainda vai reanalisar dispositivos de lei sancionada por Bolsonaro

O Congresso Nacional derrubou nesta quarta-feira (27) sete vetos de Jair Bolsonaro à lei que altera as regras para partidos políticos e para as eleições e manteve outros 45 dispositivos vetados pelo presidente.

 

A lei foi sancionada no dia 27 de setembro e ainda há outros 37 dispositivos vetados que serão analisados em outra sessão, marcada para a próxima terça-feira (3).

 

Entre os sete pontos que tiveram o veto derrubado estão o que permite que os partidos possam emitir passagens aéreas para não-filiados em eventos relacionados à sigla e outro que determina sobre sobre a composição do valor do fundo eleitoral usado para o financiamento de campanhas.

 

Veja também

 

Relator nega anulação de sentença de Lula no caso do sítio de Atibaia

 

Conselho de Ética decide apurar se Eduardo Bolsonaro quebrou decoro ao falar em 'novo AI-5'

 

O trecho diz que o valor do fundo deve ser estabelecido por projeto de lei de Orçamento da União e será formado a partir do percentual do total de emendas de bancada cuja execução é obrigatória.

 

Havia um acordo entre quase todos os partidos - incluindo PL, PP e Republicanos - para derrubar os vetos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, assim, liberar crédito para vários órgãos. O dinheiro seria destinado, por exemplo, à conclusão de obras e programas sociais.
Leia também: Brasil vai manter relação pragmática com Argentina, diz Bolsonaro


Os deputados votaram conforme o acordo, rejeitando os vetos, mas os senadores os mantiveram. Para um veto ser derrubado, ele precisa ser rejeitado pela Câmara e pelo Senado.

 

Diante do impasse e do resultado diferente do acordado, os partidos decidiram adiar a sessão e o governo se comprometeu a enviar um projeto de lei liberando esse crédito e que será votado na semana que vem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Os dispositivos da legislação eleitoral que ainda serão analisados tratam de propaganda partidária em rádio e TV, pagamento de multa com fundo partidário e prazo para aplicação da inelegibilidade de candidatos.

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.