24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
09/09/2021

Conheça 7 animais que são capazes de se automedicar

Foto: Reprodução

Ao longo da evolução e do processo de adaptação de animais à natureza selvagem, grupos e espécies foram capazes de desenvolver instintos de sobrevivência cada vez mais apurados, passando a entender, assim como humanos, o que os beneficia e o que os prejudica em diversos tipos de ecossistemas.

 

Assim, muitos deles conseguiram criar hábitos que estendam tempo de vida, previnam contra doenças, eliminem corpos estranhos e executem uma série de ações determinantes para seu estabelecimento pelo planeta.

 

Conheça abaixo alguns animais que desenvolveram impressionantes processos de automedicação e entenda a relevância desses sistemas para a perpetuação das espécies.

 

Veja também

 

O que são aquelas pequenas manchas e pontos brancos que flutuam em sua visão?

 

Luz azul tem sido usada para desencorajar uso de drogas; entenda!

 

1. Ovelha

 

(Fonte: Pinterest / Reprodução)

 

Normalmente infectadas por parasitas, as ovelhas são capazes de se automedicar e escolher o alimento ideal para aliviar as dores no organismo. Assim, quando esses animais detectam qualquer tipo de corpo estranho em seu interior, eles aplicam uma dieta alimentar baseada em tanino, substância oxidante existente em sementes, cascas e caules de frutos verdes, responsável por reforçar as paredes arteriais, prevenir entupimento das veias, reduzir o colesterol ruim e retardar o desgaste celular.

 

2. Chimpanzé

 

(Fonte: Pinterest / Reprodução)

 

Assim como os orangotangos, os chimpanzés são capazes de se automedicar para aliviar suas próprias doenças. Na África, eles possuem hábitos semelhantes aos residentes locais e se alimentam da medula de caules e talos para controlar infecções por nematelmintos, vermes que estimulam o desenvolvimento de enterobiose, amarelão, ascaridose e outros quadros clínicos.

 

3. Borboleta-monarca

 

(Fonte: Teahub / Reprodução)

 

Para combater o parasita Ophryocystis elektroscirrha, que se aloja no intestino e acelera a morte, as borboletas-monarcas se alimentam de ervas daninhas com produtos químicos eficazes na manutenção da saúde. Assim, além de interromper o desenvolvimento do verme, esses insetos conseguem sobreviver por mais tempo e estender seu curto ciclo de vida, aumentando sua adaptabilidade.

 

Outro detalhe interessante fica por conta das fêmeas da espécie, que deixam seus ovos justamente nas plantas com propriedades químicas para que seus filhotes possam crescer sem chances de infecção.

 

4. Wollybear

 

(Fonte: Twitter / Reprodução)

 

Apesar do tamanho pequeno, a lagarta wollybear (Pyrrharctia isabella) detém um instinto de sobrevivência aguçado e é capaz de identificar no meio ambiente os alimentos exatos para sua sobrevivência, especialmente quando há riscos de saúde. Ao ser perturbado por moscas Tachinidae, que depositam seus ovos em um hospedeiro e podem levá-lo à morte após o nascimento da larva, o inseto P. isabella colhe e se alimenta de plantas que contêm toxinas antiparasitismo.

 

5. Formiga-da-madeira

 

(Fonte: Pinterest / Reprodução)

 

Além de viverem em comunidade e integrar um sistema onde todos se ajudam e colaboram com o bem-estar, as formigas proporcionam benefícios medicinais para a sociedade, constantemente exposta à propagação de doenças. No caso das formigas-da-madeira, elas infestam seus ninhos com uma resina conífera, afastando parasitas e outros microrganismos prejudiciais. Dessa forma, a sociedade praticamente se imuniza em um plano de saúde inteligente e fica menos propensa a qualquer tipo de infeção.

 

6. Pardal e pintassilgo

 

(Fonte: Susan Love Nature / Reprodução)

 

Diferentemente de outras espécies animais que utilizam a natureza como meio para viabilizar a manutenção da saúde, pardais e pintassilgos vão na contramão desses processos e coletam cigarros usados para "enfeitar" a entrada de seus ninhos. Dessa forma, a nicotina previne a aproximação de corpos estranhos como ácaros e impede que as pequenas aves sejam infectadas com males externos enquanto se abrigam.

 

7. Elefante

 

(Fonte: SAFE Worldwide / Reprodução)

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Durante a gravidez, elefantes trabalham para que seus filhotes nasçam da forma mais saudável possível. Para isso, esses mamíferos, quando começam a perceber o surgimento de defeitos congênitos ou demonstram cansaço gestativo, se alimentam de plantas indutoras do parto, a fim de acelerar o nascimento de seus bebês e reduzir um longo período de gravidez, que em alguns casos pode chegar a até 97 semanas.

 

Fonte: Mega curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.