19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
22/09/2020

Conheça a parábola budista que nos ensina a ignorar coisas que não edificam para ser feliz

Foto: Reprodução

Quando alguém nos magoa com palavras ou atitudes, invariavelmente sentimos dor, tristeza e angústia. Nós até podemos acusar essa pessoa de egoísta ou injusta por não pensar em nossos sentimentos.

 

No entanto, ignoramos o fato de que as sensações ruins podem ser resultado de uma escolha. Ou seja: podemos optar por assimilar ou não o que foi dito ou feito.

 

Veja também

 

Sexo em pé: 5 posições sexuais para tentar no banho e em vários cômodos da casa. CONFIRA

 

 

Medo de mulheres e parceria recusada: conheça a curiosa relação de Madonna com Michael Jackson


Aprender a ignorar para ser feliz

 

 

Temos a possibilidade de culpar o outro pela dor que sentimos - humilhação, raiva ou qualquer sentimento que nos aflige - ou podemos ignorar as falas e os atos para manter a nossa integridade. Visto dessa forma, em questão de segundos temos a liberdade de escolher entre a dor e o bem-estar, a raiva e a gratidão. E uma parábola budista explica bem a ideia com essa bela história:

 

Em uma ocasião. um homem se aproximou de Buda e, sem dizer uma palavra, cuspiu em seu rosto. Seus discípulos ficaram furiosos. Seu seguidor mais próximo disse: "Dê-me permissão para dar a este homem o que ele merece!".

 

Pessoa natureza menina felicidade ao ar livre | Foto Grátis

 

Buda limpou o rosto calmamente e respondeu: "Não. Eu vou falar com ele".

 

Juntando as palmas das mãos em reverência, disse ao homem: "Obrigado. Com o seu gesto, você me permitiu verificar que a raiva me deixou. Estou tremendamente grato a você. Seu gesto também mostrou que os outros discípulos ainda podem estar cheios de raiva. Muito obrigado! Estamos muito gratos a você!"

 

Obviamente, o homem não podia acreditar no que estava ouvindo, ficou chocado e com vergonha.

 

gratidao agradecer meditacao 0719 1400x800

 

O fato de ignorar costuma carregar uma conotação negativa, quando pode perfeitamente ser visto como uma oportunidade de focar em nós mesmos e perceber que o ato do outro diz muito sobre o que o outro está sentindo, e que a decisão é nossa.

 

Esta parábola também nos convida a refletir sobre a gratidão.

 

Na verdade, sentir-se magoado é uma forma de ver o que está acontecendo conosco, o que outra pessoa nos faz ou nos diz também pode ser visto como uma oportunidade de agradecer por aprenderem a se conhecer mais: por que me sinto assim? Quero ser bom ou mau? Por que escolho me sentir mal? O que estou pensando para me sentir mal? E se eu mudar de ideia?

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

autoestima espelho natureza 0818 1400x800

Foto: Reprodução

 

VIX

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.