16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
SÓ VÍDEOS
05/11/2020

Conheça a vespa 'Godzilla', capaz de submergir e atacar presas na água. VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução

Animal foi apelidado em homenagem ao famoso monstro japonês exatamente por sua estratégia de ataque, bastante rara entre os insetos

Cientistas encontraram no Japão uma nova espécie de vespa parasita que tem a habilidade de permanecer submersa por vários segundos e atacar suas presas dentro da água. Tais características lhe renderam um curioso apelido: Godzilla, como o famoso monstro dos filmes de ficção científica japoneses.

 

Segundo informações do jornal britânico Daily Mail, a descoberta, publicada na revista científica Journal of Hymenoptera Research na semana passada, foi feita pela equipe do pesquisador Jose Fernandez-Triana. O grupo conseguiu registrar um ataque da vespa "Godzilla" a uma lagarta. Nas imagens, a vítima é arrancada do casulo e recebe diversas picadas.

 

Considerada uma parasita microgastrina , a vespa realiza as investidas para transformar suas presas em receptáculos para seus ovos. O vídeo mostra a fêmea se locomovendo em um ambiente aquático em busca de uma larva de mariposa da espécie Elophila turbata. Ao identificar o alvo, ela mergulha, retira a lagarta do casulo e rapidamente insere seu ovipositor, o órgão para depositar os ovos, dentro do animal.

 

Veja também

 

INACREDITÁVEL! Cobra selvagem deixa lago para interagir com idoso. VEJA VÍDEO

 

Mãe orca e pescadores ajudam filhote se soltar de rede mortal. VEJA VÍDEO

 

"Por ser uma espécie japonesa, escolhemos um nome que homenageia Godzilla , um monstro fictício que se tornou um dos símbolos mais reconhecíveis da cultura popular japonesa. Em segundo lugar, o comportamento parasitário tem alguma semelhança com o caráter do monstro, no sentido de que a vespa emerge repentinamente da água para parasitar o hospedeiro, da mesma forma que ele o faz nos filmes", afirmou Fernandez-Triana.

 

"Tínhamos razões biológicas, culturais e comportamentais para justificar nossa escolha do nome, além de ter se tornado motivo de diversão para o grupo, porque isso também é parte importante da vida e da ciência !", concluiu o cientista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Ainda de acordo com a publicação, poucas espécies de vespas parasitárias podem ser consideradas aquáticas, menos de 0,1%, o que torna o encontro ainda mais raro. Na subfamília Microgastrinae, da qual a "Godzilla" faz parte, existiam apenas duas espécies capazes de lidar com o meio aquático. Porém, a novata é a primeira que consegue realmente mergulhar em busca das presas.

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.