29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
22/10/2021

Conheça alguns alimentos que podem diminuir o risco de câncer

Foto: Reprodução

Segundo a Cancer Research UK, 1 em cada 2 pessoas desenvolverão câncer em algum momento de suas vidas. Todos os anos, cerca de 360.000 pessoas são diagnosticadas com a doença. De todas as condições de saúde que podem nos afetar a nós humanos, talvez o câncer seja o que instila mais medo. Ouvir a palavra “câncer” já é assustador o suficiente, muito menos ser constantemente informado sobre todas as coisas que aparentemente podem aumentar nosso risco de contrair câncer.

 

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre alguns dos alimentos que podem ajudar a prevenir ou diminuir nosso risco de desenvolver câncer. O câncer é uma doença complicada e multifacetada, mas viver um estilo de vida saudável, com uma boa dieta, o mínimo de estresse e álcool e ter um sono descansado é nossa maior defesa contra o câncer.

 

A dieta é um dos fatores mais importantes para minimizar nosso risco, mas não há nenhum alimento que garanta que não desenvolveremos câncer. O que podemos fazer, no entanto, é comer os alimentos que são conhecidos por terem propriedades redutoras do câncer.

 

Veja também 

 

Vale a pena consumir ovo turbinado com ômega 3, selênio e vitamina E?

 

Fibromialgia: dores constantes podem ser síndrome crônica; entenda

De fato, os especialistas estimam que cerca de 4 em cada 10 casos de câncer poderiam ser prevenidos, em grande parte através de mudanças no estilo de vida. Portanto, aqui estão vinte alimentos para comer regularmente para ajudar a mantê-lo o mais saudável possível.

 

Morangos

 

 

Os morangos são ricos em polifenóis antioxidantes chamados de ácido elágico e elagitanos (que são convertidos em ácido elágico pelas bactérias em nossas entranhas).

 

Estudos mostram que o ácido elágico tem um ataque duplo para ajudar a prevenir o câncer – ele tem a capacidade de retardar o crescimento das células cancerosas e pode se ligar às células cancerosas, tornando-as inativas e incapazes de dividi-las ainda mais. A pesquisa está em seus primórdios, mas é empolgante mesmo assim. Os morangos também são muito ricos em vitamina C, que é uma vitamina antioxidante. Como descobrimos ao falar sobre as propriedades antioxidantes das cenouras, os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres que podem danificar nossas células e o DNA, que podem continuar a causar determinados tipos de câncer.

 

Estas deliciosas frutas macias são ideais para petiscar, adicionar ao café da manhã cereais e até mesmo ir bem em uma salada vestida com vinagre balsâmico (confie em nós, sabemos que parece estranho, mas é realmente muito saboroso!) Portanto, coma-as sempre que puder, e faça uma data para ir colher morango assim que puder!

 

Legumes de Folha Verde Escuro

 

 

Vegetais verdes como espinafre e alface são boas fontes dos antioxidantes beta-caroteno (fonte de vitamina A) e luteína (pigmento sintetizado apenas pelas plantas).

 

Pesquisas mostram que os carotenóides encontrados em vegetais de folhas verdes escuras como couve ou espinafre podem atuar como antioxidantes e impulsionar as próprias defesas antioxidantes do organismo, que podem ajudar a impedir que os radicais livres (moléculas instáveis que podem danificar as células do corpo) danifiquem o DNA e levem ao câncer. Algumas pesquisas de laboratório descobriram que os carotenóides em vegetais de folhas verdes escuras podem inibir o crescimento de certos tipos de células de câncer de mama, células de câncer de pele, câncer de pulmão e câncer de estômago.

 

Aqui está a lista de Vegetais de Folha Verde Escura para adicionar à sua dieta anticancerígena:


Couve, Colard Greens, Espinafre, Repolho, Verde Beterraba, Agrião, Alface Romana, Cardo Suíço, Arugula, Endívia, Bok Choy, Greens de nabo.

 

A comida mais fácil de consumir talvez seja alface, você pode tê-la várias vezes por semana com receitas diferentes. Certifique-se de vaporizar os outros vegetais como couve e espinafre para manter todos os nutrientes.

 

Abóboras

 

 

Quando pensamos em frutas e vegetais ricos em antioxidantes, é fácil pensar em bagas de verão, saladas, abobrinhas e espargos. Mas o terreno é igualmente abundante no inverno, com uma cacofonia de abóboras de inverno nutritivas disponíveis para se manter cheio, quente, nutrido e complementado com antioxidantes contra o câncer.

 

Abóboras de abóbora (não apenas boas para cortar em formas assustadoras aveia Hallowe’en) e outras cabaças (como são conhecidas) são todas ricas em carotenóides antioxidantes, e, assim como as cenouras, estas têm o potencial de nos ajudar a diminuir nosso risco de desenvolver câncer.

 

Os carotenóides, em particular, ajudam a promover a comunicação entre células que ajuda a prevenir a taxa incontrolável de divisão e crescimento celular que pode levar a tumores cancerígenos. Eles também podem estimular as células anormais a se autodestruírem.

 

Além disso, o corpo transforma o betacaroteno, o tipo de carotenóide presente nas abóboras de inverno, em vitamina A, que tem suas próprias capacidades antioxidantes. Não tenha medo de cozinhar com as abóboras de inverno. A internet está inundada de receitas e elas podem ser transformadas nas mais deliciosas sopas, guisados e caril!

 

Dos grãos inteiros

 

 

É sempre uma boa opção escolher grãos inteiros em vez de grãos refinados para diminuir seu risco de diabetes e doenças cardíacas. Pesquisas recentes também sugerem fortemente que o grão integral deve ser um alimento a ser consumido diariamente como parte de sua dieta anti-cancerígena.

 

De acordo com o American Institute for Cancer Research, uma variedade de compostos saudáveis em grãos integrais (fibra, vitamina E, selênio, lignanos, fenóis) se combinam para tornar esses alimentos ricos em atividade anti-cancerígena potencial. O último relatório da AICR sobre câncer colorretal está mostrando fortes evidências de que comer 90 gramas (cerca de 3 onças) de alimentos integrais diariamente reduz o risco de câncer colorretal em 17%. Menos quantidades de grãos integrais proporcionaram alguma – mas menos – proteção; maiores quantidades oferecidas ainda mais.

 

Portanto, quando fizer sua lista de compras, colha farinha integral, trigo integral, arroz integral, Freekeh, trigo mourisco, Bulgur, quinoa, cuscuz de trigo integral e milho. Sim, o milho é saudável para você quando está inteiro, então trate você mesmo com pipoca!

 

Brócolis & Vegetais crucíferos

 

 

Os vegetais cruciferos são ricos em nutrientes, incluindo vários carotenóides (beta-caroteno, luteína, zeaxantina), vitaminas B, C, E, K, e minerais. Os carotenóides atuam como antioxidantes no organismo e têm fortes propriedades de combate ao câncer.

 

Pesquisas sérias mostram que este grupo de vegetais pode ser particularmente útil na prevenção e até mesmo no combate ao câncer. Pesquisadores descobriram que os componentes desses maravilhosos vegetais podem protegê-lo dos radicais livres que danificam o DNA de suas células. Eles também podem protegê-lo de substâncias causadoras de câncer (como tabaco, UV, pó de madeira, radiação X), ajudar a retardar o crescimento de tumores e encorajar as células cancerígenas a morrer. Estudos têm demonstrado menor risco de câncer de mama, pulmão, colorretal e de próstata em pessoas que consomem regularmente vegetais cruciferos.

 

Os legumes cruciferos incluem os seguintes legumes: Arugula, Bok choy, Brócolis, Couves de Bruxelas, Couve, Couve-flor, couve-flor, couve-flor, couve-rábano, couve-rábano, rabanetes, Rutabaga, nabos, agriões, Wasabi.

 

Se você não é um grande fã do gosto deles, tente combiná-los com outros vegetais em uma sopa com uma colher de chá de óleo de coco. Abobrinha, alho-porro e brócolis, por exemplo, é uma sopa muito saborosa. Além disso, a maioria destes legumes combinam bem com arroz. É melhor vaporizá-los a fim de manter todos os nutrientes.

 

Alho

 

 

Vários estudos mostram uma associação entre o aumento da ingestão de alho e a redução do risco de certos tipos de cânceres, incluindo cânceres de estômago, cólon, esôfago, pâncreas e mama.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, uma análise de dados de sete populações mostrou que quanto maior a quantidade de alho cru e cozido consumida, menor o risco de câncer de estômago e colorretal. Estudos de laboratório mostram que os compostos de alho ajudam na reparação do DNA, retardam o crescimento das células cancerígenas e diminuem a inflamação. Cada dente de alho é embalado com uma variedade de fitoquímicos como os Flavonoides, também encontrados em mirtilos e bem estudados por suas propriedades anticancerígenas.

 

As diretrizes da Organização Mundial da Saúde para a promoção geral da saúde para adultos é uma dose diária de 2 a 5 g de alho fresco (aproximadamente um dente) ou 0,4 a 1,2 g de alho em pó seco. O alho é ótimo para aromatizar seus pratos. Adicione um pouco à sopa ou guisados, temperos para salada, pratos de carne e vegetais.

 

Tomates

 

 

Você já deve ter ouvido antes que a cozinha mediterrânea é excelente para sua saúde. Não é coincidência que um dos principais ingredientes desta cozinha seja o tomate.

 

Um estudo financiado pelo National Institute for Health Research and Cancer Research UK, revelou que os homens que comeram mais de 10 porções de tomate ou produtos à base de tomate por semana têm um risco reduzido de 18% de câncer de próstata em comparação com os homens que comeram menos de 10. Os tomates contêm uma concentração particularmente alta de um antioxidante eficaz chamado Licopeno, eficaz no combate ao câncer de próstata, bem como na redução do crescimento tumoral entre os homens com câncer de próstata. O licopeno também ajuda a prevenir doenças cardíacas.

 

Os tomates são uma boa fonte de vitaminas A, C e E, todos inimigos dos radicais livres amigáveis ao câncer, por isso coloque alguns tomates cereja em sua salada de alface verde com um pouco de feta e pepino. Recheie seus sanduíches com tomates fatiados, abacates e mozzarella. Você também pode misturá-los em uma sopa.

 

Uvas

 

Fotos: Reprodução 

 

Tanto a uva quanto o suco de uva são fontes ricas de Resveratrol, um fitoquímico bem estudado para efeitos anticancerígenos que podem ser encontrados em grande quantidade na pele da uva. O Resveratrol é encontrado em uvas vermelhas, roxas e verdes, e sua quantidade depende muito mais das condições de cultivo da uva do que de sua cor ou tipo.

 

Alguns pesquisadores apontaram a capacidade do Resveratrol de retardar o crescimento das células cancerosas e inibir a formação de tumores nas células linfáticas, hepáticas, estomacais e mamárias. O Resveratrol também desencadeou a morte de tumores leucêmicos e cancerígenos do cólon.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O vinho tinto também contém Resveratrol; entretanto, o álcool está associado ao aumento do risco de muitos tipos de câncer, portanto não tome isso como desculpa para beber mais! Além disso, as uvas contêm mais pesticidas do que quaisquer outras frutas, portanto tente comprá-las orgânicas se puder.

 

Fonte: Healthnatural

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.