28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
16/05/2020

Conheça Harley, o cão terapeuta que alivia o estresse de médicos na Cidade do México

Foto: Divulgação

Harley é um cãozinho que apoia profissionais de saúde no México

Harley, apelidado de El Tuerto (o caolho, em português), é um pug treinado como terapeuta que, todo aparamentado usando botas, óculos e roupa de proteção, alivia o estresse dos profissionais de saúde que cuidam de pacientes com a Covid-19 em um hospital da Cidade do México.

 

O cãozinho de 3 anos percorre os corredores do centro médico com sua dona, a neuropsicóloga clínica Lucía Ledesma, enquanto usa sapatos de borracha amarela e uma capa fluorescente com zíper. Os olhos dele são cobertos com óculos de mergulho

 

Sem oferecer resistência, o animal brinca por duas horas com os médicos e enfermeiros que trabalham em meio à pandemia. Harley consegue arrancar deles sorrisos, apesar de seus dias cansativos.

 

Veja também 

 

Menino que teve corpo quase todo queimado se recupera e pasma até os médicos

 

Conheça o dia a dia dos intensivistas: exaustão, trabalho braçal, ansiedade e medo pelo afrouxamento do isolamento social

 

Harley dá apoio a médicos e enfermeiros que já passaram pelo menos 50 dias cuidando de pacientes com Covid-19

 

Lucía se refere a Harley como seu "co-terapeuta", dizendo que a presença do cachorro ajudou a "atenuar o estresse psicológico, afetivo e psíquico" dos profissionais de saúde que enfrentam essa emergência sanitária.

 

El Tuerto, que tem uma deficiência visual, faz parte do serviço de psiquiatria e neuropsicologia do Centro Médico Nacional 20 de Noviembre, onde já participou de terapias para pacientes com "condições psiquiátricas, psicológicas ou neuropsicológicas".

 

— Desde muito jovem, começamos a treiná-lo para isso — disse Lucía.

 

Harley foi apelidado de El Tuerto, que significa O Caolho


A dona do cãozinho afirmou ainda que o papel de Harley nessas intervenções foi auxiliado por sua docilidade e vontade contínua de interagir com as pessoas, atraindo empatia.

 

— Colegas imediatamente querem brincar com a Harley (...) Devemos considerar o tempo de privação do contato físico que temos, especialmente entre os funcionários da primeira linha de ação, que até segregaram da própria família por medo de um contágio.

 

Lucía Ledesma Torres prepara o cãozinho Harley para interagir com profissionais de saúde em hospital da Cidade do México

Fotos: Divulgação 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Lucía explicou que, juntamente com sua equipe, preparou a incorporação do cão em um projeto de apoio emocional desde fevereiro, prevendo a tensão que a epidemia desencadearia e, em particular, uma eventual lotação de hospitais. Este grupo inclui especialistas em biossegurança, medicina veterinária e enfermagem.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.