29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
05/05/2021

Conheça os melhores alimentos bons para manter sua pele saudável e firme. VEJA

Foto: Reprodução

alimentos bons para pele

Os melhores alimentos para uma pele perfeita são principalmente alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E, ômega-3, betacarotenos e minerais como selênio e zinco, como salmão, castanha-do-pará, melancia ou tomate, pois esses nutrientes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora da pele, contribuindo para manter a pele hidratada, macia, firme e sem rugas.

 

Esses alimentos podem auxiliar no tratamento de acne, alergias ou psoríase e podem ser incluídos na alimentação do dia a dia. Além da alimentação para uma pele perfeita, é fundamental manter uma hidratação adequada do corpo, por isso, recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia.

 

O ideal é que os alimentos para manter a saúde da pele sejam indicados pelo nutricionista, isso porque apesar de poderem trazer benefícios podem não ser os mais indicados para o tipo de pele, podendo resultar no aumento da oleosidade ou perda de firmeza, por exemplo.

 

Alguns alimentos que ajudam a melhorar a pele e deixá-la perfeita e saudável são:

 

Veja também

 

Vegetais ricos em proteínas: confira 9 opções para incluir na sua dieta

 

Odiada e amada! conheça 10 benefícios de incluir as uvas passas em sua dieta

 

1. Salmão

 

Pedaços de Filé de Salmão 500g - Swift


O salmão é rico em ômega-3, especialmente o DHA, que é um tipo de gordura boa e que faz parte da membrana das células da pele, responsável por manter a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas.

 

Além disso, o ômega-3 presente no salmão, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a prevenir o aparecimento de vermelhidão, acne, psoríase, lúpus ou alergias na pele, e a proteger a pele dos danos do sol que podem causar envelhecimento e aparecimento de rugas e linhas de expressão. Veja outros benefícios do ômega-3 do salmão para a saúde.

 

O ideal é consumir salmão pelo menos 3 vezes na semana, mantendo a pele no cozimento, pois é onde o ômega-3 está mais concentrado. Além disso, deve-se evitar fritar ou cozinhar este peixe em altas temperaturas para não perder seus nutrientes.

 

Outros alimentos ricos em ômega-3 e que ajudam a manter a pele bonita e saudável são sementes de linhaça ou de chia, nozes e outros peixes como atum, sardinha e arenque.

 

2. Abacate

 

15 alimentos bons para pele


O abacate é rico em gorduras boas, vitaminas C e E, essenciais para manter a pele flexível e hidratada, e a combater estrias, rugas e celulite.

 

Além disso, a vitamina C presente no abacate tem ação antioxidante e age combatendo os radicais livres que causam envelhecimento da pele. Além disso, a vitamina C estimula a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez, aumentando a firmeza e a elasticidade da pele, conferindo uma aparência mais bonita e saudável.

 

O abacate pode ser consumido na sua forma natural ou utilizado no preparo de saladas, sucos, vitaminas ou molhos. Confira receitas saudáveis com abacate e outros beneficios para a saúde.

 

3. Laranja

 

15 alimentos bons para pele


A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, que é importante para a formação do colágeno, contribuindo para uma pele mais firme, saudável e sem flacidez, além de ter ação antioxidante prevenindo o dano dos radicais livres às células e, consequentemente, o envelhecimento precoce da pele.

 

O ideal é consumir pelo menos 1 laranja crua por dia ou 150 mL do suco natural para manter a pele saudável e bonita. Veja outros benefícios de consumir a laranja.

 

Além da laranja, outras frutas ricas em vitamina C são kiwi, limão e tangerina, podendo ser incluídos na alimentação do dia a dia para melhorar o aspecto da pele.

 

4. Castanha-do-pará

 

15 alimentos bons para pele


A castanha-do-pará é rica em gorduras boas como o ômega 3, além de selênio, magnésio, cobre, fósforo, manganês e vitaminas B1 e E, que têm ação anti-inflamatória, o que reduz a inflamação e a vermelhidão características da acne, ajuda a manter as células da pele saudáveis e estimula o rejuvenescimento celular.

 

Além disso, os nutrientes da castanha-do-pará melhoram a cicatrização da pele, previnem o envelhecimento precoce e a formação de rugas e linhas de expressão. Veja outros benefícios da castanha-do-pará.

 

Para obter esses benefícios pode-se consumir duas unidades de castanha-do-pará por dia no café da manhã ou lanche.

 

5. Batata doce

15 alimentos bons para pele


A batata doce é rica em vitamina C e betacarotenos, que são convertidos em vitamina A no corpo, importante para manter a pele saudável, além de agir como um antioxidante, ajudando a proteger a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB do sol, prevenindo queimaduras de sol e mantendo a pele úmida, firme, bonita e saudável.

 

A batata doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada e incluída na alimentação do dia a dia. Veja opções de receitas saudáveis com batata doce.

 

Outros alimentos ricos em betacarotenos incluem cenoura, espinafre, mamão e manga, por exemplo.

 

6. Aveia

 

15 alimentos bons para pele


A aveia é um cereal rico em vitaminas B1, B3, B6 e E, zinco, ácido fólico e aventramida que ajudam a manter a pele hidratada, formando uma barreira na superfície das células que retêm água na pele, facilitam o desenvolvimento de células saudáveis da pele e ajudam a combater o envelhecimento precoce, principalmente a formação de rugas e linhas de expressão.

 

O ácido fólico presente na aveia também ajuda a aumentar a produção de colágeno mantendo a pele mais firme e tonificada. Confira outros benefícios da aveia para a saúde.

 

Além disso, os nutrientes da aveia também são eficazes para auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias da pele, como irritação ou eczema, por exemplo.

 

Para aumentar o consumo de aveia na alimentação, pode-se acrescentar uma colher de sopa de aveia na vitamina de fruta, na granola com iogurte ou na salada de fruta, por exemplo.

 

7. Beterraba crua

 

15 alimentos bons para pele


A beterraba crua possui uma substância chamada ácido carboxipirrolidônico, que ajuda a manter as células da pele bem hidratadas, além de ser rica em vitamina A e C, betalaínas, carotenóides, compostos fenólicos e flavonoides que funcionam como potentes antioxidantes e ajudam a proteger as células do dano oxidativo causado pelos radicais livres.

 

O ideal é consumir a beterraba crua todos os dias, podendo ser acrescentada no suco ou na salada, por exemplo. Veja outras formas de incluir a beterraba crua na alimentação.

 

8. Melancia

 

Melancia: 8 benefícios incríveis para a sua saúde


A melancia é rica em vitaminas A, B, C e E, carotenóides, como o licopeno, com ação antioxidante que ajudam a proteger a pele dos danos foto oxidativos e assim evitar o envelhecimento precoce.

 

Além disso, a melancia é rica em água, o que ajuda a manter a pele hidratada, sendo indicada especialmente para pele seca pois este tipo de pele é mais suscetível a perder água e a ficar desidratada mais facilmente. Assim a melancia ajuda a melhorar a aparência da pele e pode ser inserida na alimentação do dia a dia na sua forma natural ou em sucos, por exemplo.

 

Outras frutas ricas em água incluem o melão, a maçã sem casca e o morango. Conheça outros alimentos ricos em água.

 

9. Brócolis

 

Brócolis fazem bem ao cérebro: confira 9 benefícios desse vegetal -  05/05/2020 - UOL VivaBem

 

O brócolis é rico em vitaminas A e C, minerais como o zinco e carotenóides como a luteína, importantes para manter a pele saudável e proteger as células dos danos oxidativos dos radicais livres que podem tornar a pele seca e enrugada.

 

Além disso, o brócolis tem sulforafanos na sua composição que é um poderoso agente protetor contra os danos do sol que age neutralizando os radicais livres e ativando outros sistemas de proteção no corpo para manter a pele saudável.

 

O brócolis pode ser consumido todos os dias cozido, preferencialmente, no vapor por no máximo 20 minutos para evitar a perda da vitamina C, mas também pode ser ingerido na forma crua em saladas ou sucos, por exemplo.

 

10. Tomate

 

Consumidora encontra tomate por R$ 10 o quilo e se revolta: 'Absurdo' | VEJA


O tomate é uma grande fonte de vitamina C, licopeno e luteína com ação antioxidante que protegem a pele contra os danos do sol e também ajudam a prevenir a formação de rugas, pois melhoram a microcirculação da pele, favorecendo a nutrição celular e a renovação das células da pele, sendo uma excelente opção de alimento para manter a pele saudável e firme.

 

Para aumentar o consumo de tomate, pode-se adicionar diariamente em saladas ou sucos, por exemplo. Confira receitas saudáveis com o tomate.

 

11. Chocolate preto

 

15 alimentos bons para pele


O chocolate preto é rico em antioxidantes como o flavanol que possui ação fotoprotetora protegendo a pele contra os danos do sol, melhora o fluxo sanguíneo e aumenta a hidratação da pele, sendo uma boa opção de consumo para pele seca.

 

Para consumir o chocolate preto, o ideal é que tenha pelo menos 70% de cacau na sua composição.

 

12. Semente de girassol

 

Semente de girassol: para que serve e como usar - Tua Saúde


A semente de girassol é rica em vitamina E, selênio, zinco e ácido fólico que ajudam a nutrir e reparar a pele e reforçar a barreira cutânea, além de também possuírem propriedades antioxidantes, o que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, mantendo a pele saudável e firme.

 

Uma boa forma de consumir a semente de girassol é adicionar em saladas de folhas verdes ou salada de frutas, além de acrescentar em vitaminas ou sucos, por exemplo. Veja receitas saudáveis com semente de girassol.

 

Além da semente de girassol, outros alimentos ricos em selênio, zinco e vitamina E e que ajudam a manter a pele saudável são avelã, amêndoa e nozes.

 

13. Uva roxa

 

6 receitas de suco de uva deliciosos para refrescar os seus dias

 

As uvas roxas contém resveratrol, uma substância antioxidante presente na casca que ajuda a reduzir os efeitos do envelhecimento por diminuir a produção de radicais livres que danificam as células da pele e causam rugas e linhas de expressão, sendo uma excelente opção para manter a pele bonita e firme.

 

Além disso, a uva roxa também é rica em vitamina C, flavonoides e antocianinas que ajudam a manter a saúde da pele. Outros alimentos ricos nesses nutrientes são os frutos vermelhos como morango, cereja, mirtilo, framboesa, goiaba vermelha e amora, por exemplo, que podem ser adicionados na dieta e consumidos diariamente. Confira todos os benefícios dos frutos vermelhos para a saúde.

 

14. Soja

 

Soja e derivados somaram 14,6% das exportações brasileiras em 2015 : Ettica  International Trade

Fotos: Reproduções

 

A soja é uma semente oleoginosa rica em isoflavonas, que são consideradas um estrógeno natural, e podem ajudar a reduzir as rugas finas e melhorar a elasticidade da pele, sendo muito útil especialmente para mulheres na menopausa, pois ajuda a reduzir o ressecamento da pele, deixando a pele mais hidratada, macia e forte.

 

Além disso, a soja também é rica em gorduras boas, principalmente o ômega-3, vitaminas do complexo B, C, A e E e minerais como o magnésio e potássio, importantes para manter a pele saudável.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, farinha, proteína texturizada ou leite de soja, por exemplo. Outra forma de obter os benefícios da soja para a pele é consumir o tofu. Veja receitas saudáveis e como preparar a soja.

 

Fonte: Tua Saúde

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.