20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
05/10/2020

Conheça os sintomas que podem indicar câncer no colo do útero

Foto: Reprodução

O câncer de colo de útero é um dos cânceres mais identificados durante o exame do papanicolau e infelizmente em suas fases mais avançadas por isso hoje resolvemos criar um conteúdo especialmente para ele e alertar as mulheres sobre os principais sintomas dessa doença caso você identifique alguns dos sintomas procure imediatamente o seu médico ginecologista.

 

O exame preventivo do papanicolau se feito corretamente e desde o começo, pode ser um indicativo para o tratamento precoce do câncer de colo de útero e assim auxiliar a mulher evitando o risco de morte.

 

Veja também

 

Campanha Outubro Rosa vai intensificar ações de educação à saúde das mulheres

 

Tendência de moda: ideias para usar o bucket hat, queridinho das famosas

Quais seriam os sinais do câncer de colo de útero?

 

Braquiterapia uterina: plano de saúde deve cobrir? - Salem Advogados

 

Existem sinais claros e bem simples que podem levantar a sua atenção sobre um possível câncer de colo de útero, os sinais seriam sangramento vaginal sem causa dentro ou fora do período menstrual, caso a mulher tem um corrimento vaginal alterado com forte mau cheiro ou alguma coloração como a cor marrom, caso durante o contato íntimo ou quando utilizar o banheiro a mulher tem uma dor abdominal ou pélvica constante.

 

Caso ela sinta uma pressão forte no fundo da barriga, tenha uma vontade de urinar de forma frequente principalmente à noite e esteja perdendo peso de forma rápida sem fazer absolutamente nada.

 

Caso a mulher já tenha a doença está em estado avançado outros sintomas acabam surgindo como cansaço excessivo, dor e inchaço nas pernas dentre outros.

 

Claro que esses sintomas também podem estar ligados a outros tipos de doença como uma infecção vaginal ou mesmo uma candidíase simples e não necessariamente ao câncer de colo de útero, mas entre o achar eu ter certeza é importante que a paciente consulta ginecologista e faça o diagnóstico.

 

O que fazer em caso de suspeita?

 

Janeiro Verde conscientiza sobre câncer do colo de útero - Tribuna de  Ituverava

 

Caso você esteja com suspeita de câncer de colo de útero é importante que você procure seu ginecologista imediatamente e faz o exame do papanicolau ou a colposcopia com biópsia, onde é retirado o tecido do útero e avaliado se a existência de células cancerígenas.

 

Lembramos que o exame do papanicolau deve ser realizado todos os anos e durante os três primeiros anos de forma consecutiva e após isso pode ser realizado de três em três anos apenas.

 

Existe grupo de risco?

 

Câncer de colo do útero: vacina e sexo seguro reduzem riscos - Saúde - iG

Fotos: Reprodução


Sim, infelizmente existe um grupo de risco para o câncer de colo de útero que seriam mulheres que tenham doenças sexualmente transmissíveis como por exemplo a Gonorreia ou a clamídia, aquelas que estão em uma infecção com HPV e que possuem múltiplos parceiros sexuais.

 

Existe também o caso de mulheres que utilizam o anticoncepcional em forma de pílula durante muitos anos e acabam apresentando uma predisposição maior ao câncer de colo de útero devido ao tempo de uso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Gostou desse conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que mais mulheres saibam Quais os possíveis sintomas indicativos do câncer. 

 

Leia Saúde

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.