28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
02/05/2020

Conheça Rose Bentley, a mulher que viveu 99 anos com órgãos do lado errado do corpo

Foto: Reprodução

Conheça Rose Bentley: A mulher que viveu 99 anos com órgãos do lado errado do corpo

Rose Marie Bentley viveu a maior parte de sua vida em uma cidade rural do Oregon, EUA, onde ela e seu marido possuíam e administravam uma loja de alimentos local. Em sua pequena cidade, ela cantava no coro, ensinava na Escola Dominical e adorava cuidar do jardim. Do lado de fora, sua vida parecia normal – isto é, até sua morte recente.

 

Bentley tinha um segredo extraordinário que era desconhecido para ela e sua família por quase um século.

 

Depois de doar seu corpo para a Oregon Health & Science University, estudantes de medicina logo descobriram que a mulher de 99 anos viveu sua vida inteira sem saber que ela tinha uma condição chamada situs inversus com levocardia- uma anormalidade médica rara em que seu fígado, estômago e outros órgãos abdominais foram transpostos da direita para a esquerda, mas o coração permanecia no lado esquerdo do peito. Literalmente, seus órgãos internos (menos o coração) espelhavam os de um ser humano normal.

 

Veja também

 

Conheça a história de Josephene Myrtle, a 'mulher de quatro pernas'

 

Conheça a história verdadeira por trás de 'O Exorcismo de Emily Rose'

“Eu sabia que algo estava acontecendo, mas levou um tempo para descobrir como ela foi montada”, disse a instrutora de anatomia Cam Walker em um comunicado.

 

A condição extremamente rara ocorre apenas uma vez em cerca de 22.000 nascidos vivos, ou menos de 0,0045% da população. Walker estima que apenas um em cada 50 milhões nascidos com essa condição específica consegue chegar à fase adulta, pois a condição traz vários riscos de vida, como defeitos cardíacos congênitos. No entanto, alguns como Bentley podem não ter preocupações de saúde associadas se a simetria do órgão é normal e a condição é isolada. A literatura médica relata apenas dois outros sobreviventes conhecidos de levocardia isolada e situs inversus que viveram até os 70 anos, que até então eram considerados os mais velhos.

 

Bentley também tinha uma anormalidade chamada hérnia de hiato, que é quando a parte superior do estômago se projeta através do diafragma. Além disso, a veia cava superior era anormalmente longa. Em vez de coletar sangue desoxigenado da cabeça, pescoço e membros superiores, a veia cava superior de Bentley também coletava sangue desoxigenado de sua parede torácica e da cavidade abdominal. Suas três veias do fígado também tinham uma função única, drenando diretamente para o átrio direito do coração, em vez de passar primeiro pela veia cava inferior.

 

 

 

Apesar de todas essas anormalidades, a família de Bentley diz que a mulher não tinha outras condições crônicas, com exceção de artrite. Ela teve três órgãos removidos, incluindo seu apêndice, que o cirurgião operacional observou como tendo uma localização anormal.

 

Os filhos de Bentley não tinham conhecimento da sua composição corporal única e acreditam que ela também não.

 

“Minha mãe acharia isso muito legal”, disse Louise Allee, filha de Bentley, acrescentando que sua mãe teria amado toda a atenção que seu corpo único está ganhando. “Ela provavelmente traria um grande sorriso no rosto sabendo que era diferente, mas conseguiu sobreviver”.

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A equipe apresentou suas descobertas no fim de semana no encontro deste ano da Associação Americana de Anatomistas na reunião da Experimental Biology.

 

Mistérios do Mundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.