29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
05/10/2020

Conheça uma técnica de respiração para aumentar o desempenho

Foto: Reprodução

 Devido à importância vital do oxigênio para o funcionamento do organismo humano, a respiração é um mecanismo indispensável. Devido às demandas do esporte, sua relevância se torna ainda maior.

 

Durante a atividade física, a respiração aumenta para permitir uma maior entrada de oxigênio no corpo e, assim, aumentar a produção de energia. Nós falaremos a seguir sobre uma técnica de respiração que pode ser útil para aumentar o desempenho em atividades físicas e treinamentos esportivos.

 

Veja também

 

Correr emagrece, melhora o humor, e reduz ansiedade e depressão: Veja como começar

 

Como dizer a um homem que você gosta dele. VEJA O QUE DIZ ESPECIALISTA NO ASSUNTO


Importância da respiração para os músculos

 

Respirar melhor: 5 dicas essenciais para quem corre

 

Após a inspiração, o oxigênio inspirado desce até chegar aos pulmões. Nesse momento, as trocas gasosas ocorrem nos alvéolos pulmonares, através dos vasos sanguíneos.

 

Quando esse oxigênio chega aos alvéolos pulmonares, cuja parede é altamente vascularizada, ocorre a hematose, ou seja, a oxigenação do sangue. Depois, o oxigênio é transportado para finalmente chegar ao músculo, ao nível das mitocôndrias.

 

Lá, a glicose ou os lipídios são metabolizados para produzir a energia necessária para a contração muscular. Como passo final, o dióxido de carbono passa do sangue para os alvéolos para ser eliminado na fase de expiração.

 

Quando a quantidade de ar inspirada pelos pulmões é insuficiente, o sangue não pode ser devidamente purificado e os órgãos não obtêm a energia necessária para funcionar como deveriam.

 

Como consequência, se a maneira como você respira não for adequada o desempenho pode ser afetado. A seguir, falaremos sobre a respiração diafragmática, técnica que ajuda a aproveitar melhor a capacidade total dos pulmões.

 

Técnica de respiração: respiração diafragmática

 

Mulher meditando

Fotos: Reproduções

 

O diafragma é torna muito importante para a respiração. Quando inspiramos, ele se contrai e fica mais achatado, permitindo que a cavidade torácica aumente de volume e o ar entre nos pulmões. Quando o diafragma relaxa, ele pressiona os pulmões e o ar é expelido para fora.

 

A respiração realizada normalmente é definida como torácica. Esta se localiza na região média e superior dos pulmões e não utiliza, na grande maioria dos casos, a região inferior destes, que é a maior.

 

Por esse motivo, são necessários um maior número de ciclos respiratórios para fornecer ao corpo o oxigênio que ele necessita. Isso aumenta a frequência cardíaca e leva a uma respiração deficiente.

 

O uso do diafragma aumentará o volume de oxigênio que chega aos pulmões. Isso facilita que o ar desça para a parte inferior dos pulmões e ocupe todo o espaço de armazenamento de forma progressiva.

 

Em primeiro lugar, preenche-se a parte inferior dos pulmões (fase abdominal), depois se segue para a parte intermediária (fase torácica). Finalmente, completa-se a mais alta (fase clavicular), que permite realizar uma respiração total.

 

Por outro lado, o uso do diafragma durante a respiração permite que uma maior quantidade de dióxido de carbono seja eliminada, graças ao impulso realizado para cima que é feito durante a fase expiratória.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.
 

É preciso notar que respirar pelo nariz é frequentemente a recomendação, mas se a intensidade do treinamento for alta, é provável que o volume de oxigênio seja insuficiente.

 

Fit People

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.