28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
19/03/2021

Considerado ‘potencialmente perigoso’, asteroide passará próximo à Terra este mês. VEJA

Foto: Reprodução

Após o evento, a rocha deve aproximar-se novamente do planeta apenas em 2052; apesar de atingir a velocidade de 120 mil km/h, objeto não colidirá com a Terra

Neste mês, um asteroide de aproximadamente um quilômetro de diâmetro e 550 metros de largura passará “muito perto da Terra”, segundo os padrões astronômicos.

 

A Nasa classifica o objeto como “potencialmente perigoso”, mas garante que não há risco “nem agora, nem nos próximos séculos”, dele colidir com a Terra. Descoberto em março de 2001, o asteroide que leva o nome de “2001 FO32” deve atingir o ponto de maior proximidade com o mundo às 13 h do dia 21 de março. A níveis de comparação, a distância que ele se encontrará do planeta equivale à mais do que cinco vezes o espaço entre a Terra e a Lua.

 

Segundo a Nasa, o FO32 compõe a lista dos maiores asteroides que se aproximarão da Terra em 2021 e representa aos astrônomos uma chance rara de observar um objeto formado no início de todo o sistema solar. Após o dia 23 de março, sua próxima visita aos arredores do planeta acontecerá apenas em 2052, quando ele passará a 2,8 milhões de quilômetros do mundo.

 

Veja também

 

Parceria com a Rússia levará nanossatélite brasileiro à órbita neste sábado

 

Perseverance registra passagem de 'demônio de poeira' em Marte. VEJA VÍDEO

 

Asteroide do tamanho de um micro-ônibus passa perto da Terra | Super

 

Visando reforçar a sensação de segurança aos terráqueos, a agência espacial dos Estados Unidos informou que mais de 95% dos grandes asteroides próximos à Terra já foram descobertos, estudados e registrados. Desta forma, nenhum deles tem chance de impactar o mundo no próximo século.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  

 

Asteroide de 1,7 quilômetro de diâmetro passará perto da Terra em março

Fotos: Reproduções 

 

Fonte: Jovem Pan.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.