16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
18/02/2020

Coronavírus já impacta produção da indústria de tecnologia no Brasil e no mundo

Foto: Thiago Lavado / G1

Epidemia na China prejudicou cadeia de produção global e deve levar ao pior trimestre na produção de smartphones em anos.

A epidemia de coronavírus na China e o impacto nas cadeias de produção começam a diminuir projeções de produção nas grandes empresas da indústria de tecnologia.

 

Segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira (17) pela Trendforce, empresa chinesa de análise de cadeia de suprimento, a produção de smartphones no primeiro trimestre de 2020 pode cair 12% se comparada ao mesmo período em 2019.

 

Se confirmada a previsão, essa seria a pior produção para o primeiro trimestre em 5 anos. Outros tipos de dispositivos, como monitores, TVs e notebooks também devem ter redução de milhões de unidades na produção, de acordo com a consultoria.

 

Veja também

 

 

Passageiros de navio atingido por coronavírus poderão desembarcar na quarta


Número de mortos pelo novo coronavírus na China passa de 1,7 mil


"O surto teve um impacto significativamente alto na indústria de smartphones, porque essa cadeia de suprimentos é intensiva em trabalho manual", afirmou a Trendfore no relatório.

 

Impacto no Brasil


O resultado começa a ser sentido inclusive no Brasil. A fábrica da LG em Taubaté e as fábricas da Samsung e da Motorola na região de Campinas tiveram produção suspensas, por falta de componentes eletrônicos que deveriam vir da China. O país é justamente a principal fonte de componentes do Brasil, com 42% do volume total, e também o mais afetado pelo coronavírus — com mais de 70 mil casos confirmados e pelo menos 1,8 mil mortes.

 

De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que realizou uma sondagem com fabricantes de eletrônicos no Brasil, metade das empresas já têm problemas no recebimento de materiais da China.


A China é um dos principais vendedores de chips, circuitos integrados e outras partes e peças que vão se tornar celulares, máquinas de lavar, televisores e diversos outros eletrônicos em outros países.

 

"Mesmo as [empresas] que não foram afetadas por esse problema citaram que se o abastecimento de componentes e insumos da China não se normalizar nos próximos 20 dias será muito difícil conseguir manter o mesmo ritmo de atividade nos próximos meses", disse a Abinee em nota. 

 

Ao redor do mundo


A Apple já anunciou a investidores que a crise global causada pelo vírus não permitirá que a empresa alcance as metas de faturamento traçadas para o primeiro trimestre e que o "o suprimento global de iPhones será temporariamente restrito". O anúncio levou as bolsas na Europa a fecharem em queda nesta terça-feira (18).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Na semana passada, a principal feira do setor de smartphones e comunicação móvel, a Mobile World Congress, foi cancelada por preocupações com a doença. A MWC aconteceria em Barcelona, na Espanha, entre os dias 24 e 27 de fevereiro e é organizada pela GSMA, uma associação que representa em escala global centenas de operadoras de telefonia móvel e outras empresas do setor de telecomunicações.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.