19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
27/06/2019

Correr na areia, na grama ou no asfalto muda completamente resultado da atividade

Foto: Reprodução

Trocar o asfalto por grama ou areia um dia por semana pode mudar seus treinos de patamar

Variar o tipo de terreno na corrida é uma boa maneira de deixar seus treinos mais divertidos e trabalhar músculos diferentes. Mas é preciso ter alguns cuidados e estar consciente dos prós e contras de cada piso.

 

Trocar o asfalto por grama ou areia um dia por semana pode mudar seus treinos de patamar. Segundo o ortopedista Lucas Leite, a irregularidade dos pisos mais macios, como a areia por exemplo, força o corpo a exercitar um número maior de músculos. Por outro lado, em superfícies mais firmes, o movimento é mais contínuo e regular.

 

Veja também 

 

Jejum intermitente: médico ensina dois jeitos de fazer para perder gordura

Pimenta caiena dá energia e faz corpo queimar mais gordura no treino: como usar

 
Treinos em terrenos diferentes


Asfalto

 


Vantagens: É a superfície ideal para treinar velocidade e distâncias longas, além de ser o piso da grande maioria das provas.


Desvantagens: Treinar somente em terrenos rígidos como o asfalto promove um impacto muito grande nas articulações, podendo causar lesões a longo prazo.

 

Grama

 


Vantagens: Por ser um pouco mais macio que o asfalto, ajuda a absorver o impacto e trabalhar a musculatura sem sobrecarregar joelhos e pés.
Desvantagens: Superfícies de grama tendem a ser mais irregulares, com desníveis, buracos e trechos escorregadios que podem gerar acidentes.


Areia

 

Fotos: Reprodução


Vantagens: Absorve muito mais o impacto, e por isso é o piso mais indicado para quem está voltando de lesão. Ideal também para treinos de força e resistência.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Desvantagens: Apesar do menor impacto, a areia desgasta o tendão de Aquiles, além do desnivelamento que força mais um lado do corpo que o outro. Treinos nesta superfície devem ser mais curtos.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.