28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
31/03/2020

Covid-19: migrantes são pulverizados com desinfetante na Índia

Foto: REUTERS

Incidente ocorreu nessa segunda-feira em Bareilly, no norte da Índia

Um grupo de trabalhadores migrantes foi "desinfetado" por pulverização na cidade de Bareilly, no estado indiano de Uttar Pradesh. O incidente ocorreu nessa segunda-feira (30) e gera polêmica.

 

Milhares de trabalhadores migrantes e famílias têm retornado às suas casas e terra de origem, depois de ter sido decretado pelo governo indiano, na última quinta-feira (26), um regime de confinamento total por 21 dias - como medida de prevenção de propagação do covid-19 - e de milhares de pessoas terem ficado, em consequência, sem emprego.

 

Embora muitos serviços tenham deixado de funcionar e muitos transportes tenham sido reduzidos e cancelados na Índia nos últimos dias, algumas pessoas têm conseguido chegar em casa.

 

Veja também

 

Itália registra mais 812 mortes, mas novos casos têm forte queda

 

Papa teme genocídio se economia for prioridade maior do que saúde no combate ao novo coronavírus
 

Ontem, um grupo de migrantes que retornava a Bareilly, no norte da Índia, foi recebido com um "banho" forçado de desinfetante. Em vídeo divulgado pela imprensa local e que viralizou nas redes sociais, vêem-se três pessoas com equipamentos de proteção, pulverizando a solução desinfetante - usada para limpar superficies, e ruas - diretamente num grupo de trabalhadores indianos.

 

As autoridades de saúde locais teriam pedido aos profissionais responsáveis pela limpeza e saneamento que desinfetassem meios de transporte, de forma a impedir a propagação do novo coronavírus, no momento em que muitos indianos regressam às suas casas.

 

De acordo com o chefe dos bombeiros de Bareilly, Chandra Mohan Sharma, o produto químico usado foi hipoclorito de sódio. Muitas pessoas do grupo, principalmente crianças, queixaram-se de sensação de queimadura no corpo e de olhos irritados e vermelhos.

 

"Os desinfetantes têm produtos químicos. E não devem ser usados ??em seres humanos, não devem entrar em contato com os olhos. Esse vídeo está sendo investigado", garantiu à imprensa local o responsável pelos bombeiros da região.

 

Nitish Kumar, a principal autoridade do governo em Bareilly, confirmou que os profissionais de saúde pública receberam ordens para desinfetar meios de transporte, mas que num excesso de "zelo" podem ter usado o mesmo produto para desinfetar os trabalhadores migrantes que regressavam à cidade.

 

"Pode ter acontecido devido ao seu entusiasmo excessivo", afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

"Pedi que fossem tomadas medidas contra os responsáveis ??por isso", disse Kumar no Twitter, garantindo também que o vídeo que circula está sendo investigado e que as pessoas que foram alvo da pulverização recebem cuidados.

 

Agência Brasil 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.