29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
07/04/2020

Covid-19: OMS diz que há um déficit de 5,9 milhões de enfermeiros

Foto: Reprodução

Número preocupa enquanto o mundo luta contra a pandemia de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está pedindo aos países para criarem, pelo menos, 6 milhões de novos empregos de enfermagem até 2030 para compensar um " déficit global " projetado, enquanto os profissionais de saúde de todo o mundo respondem à pandemia da Covid-19.

 

A enfermagem é o maior grupo ocupacional do setor de saúde, representando cerca de 59% das profissões da saúde, diz a OMS. Há pouco menos de 28 milhões de enfermeiros em todo o mundo, cerca de 5,9 milhões a menos do que o mundo precisa para cuidar adequadamente da população em crescimento, de acordo com um novo relatório publicado segunda-feira (06) da OMS, International Council of Nurses and Nursing Now.

 

O maior déficit de enfermeiros está nos países de baixa renda a renda média na África, no Sudeste Asiático, na região do Mediterrâneo Oriental e em algumas partes da América Latina, segundo o relatório, que analisou 191 países usando dados entre 2013 e 2018.

 

Veja também 

 

Coronavírus: por que o Brasil ainda não conseguiu fazer testes em massa?

 

Amazonas recebe 9,6 mil testes rápidos do Ministério da Saúde

 

Mais de 80% dos enfermeiros do mundo trabalham em países que representam metade da população mundial, de acordo com as conclusões do relatório.

 

"Eles são a espinha dorsal do sistema de saúde", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. "Hoje, muitos enfermeiros se encontram na linha de frente na batalha contra a Covid-19. Este relatório é um lembrete absoluto do papel único que desempenham e um alerta para garantir que eles obtenham o apoio necessário para manter o mundo saudável."

 

A OMS recomendou que os países com escassez de enfermagem aumentassem o número de enfermeiros graduados em cerca de 8% a cada ano e melhorassem a disponibilidade de empregos.

 

Para a entidade, é necessário que os líderes mundiais instruam os enfermeiros nas habilidades científicas, tecnológicas e sociológicas necessárias para impulsionar o progresso na assistência à saúde e melhorar as condições de trabalho.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Além disso, as autoridades da OMS disseram que os líderes também devem fortalecer o papel dos enfermeiros nas equipes de atendimento, observando que cerca de 90% dos profissionais são do sexo feminino, mas poucas mulheres ocupam cargos de liderança.

 

iG
 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.