17 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
19/05/2022

Covid longa: 6 sinais de que você sofre com a condição sem saber

Foto: Reprodução

Mesmo depois de se recuperar da infecção do coronavírus, alguns pacientes continuam a se queixar de sintomas da doença e relatam perdas na qualidade de vida.

 

Atividades simples, como caminhar e lavar a louça, por exemplo, passam a se tornar desgastantes. Também há os que reclamam por não sentirem gostos ou cheiros da mesma maneira e os que passam a ter dificuldades para recordar informações.

 

A Covid longa ou síndrome pós-Covid ocorre quando sintomas desenvolvidos durante a infecção perduram após o fim da doença e é mais comum do que se imagina.

 

Veja também

 

Células com Covid podem explodir e piorar quadro, explica cientista

 

Como a covid criou um congestionamento gigantesco no porto de Xangai que afeta o mundo inteiro

 

Pessoas com Covid longa costumam sentir:

 

-Fadiga;

-Falta de ar;

-Dores musculares;

-Dores articulares;
Perda de olfato e paladar;

-Confusão mental.

 

Outros sinais menos frequentes são queda da oxigenação do sangue, palpitações e alterações vasculares.

 

“Os pacientes devem ficar atentos à persistência ou aparecimento de sintomas no período de até três meses após a infecção”, alerta o fisioterapeuta e pesquisador Gerson Cipriano Júnior. Ele conduz um estudo sobre reabilitação cardiorrespiratória no laboratório de fisiologia do campus da Faculdade UnB Ceilândia (FCE), no Distrito Federal.

 

CHECK-UP

 

Mesmo que discretamente, os sintomas podem afetar a vida das pessoas, dificultando a realização de tarefas diárias simples. Por isso, especialistas recomendam que os pacientes tenham acompanhamento médico e façam um check-up anual.

 

Caso um novo sinal ou sintoma seja percebido, é necessário buscar um médico.

 

TRATAMENTO

 

Para cada caso, há uma indicação de tratamento. De acordo com o pesquisador da UnB, programas de reabilitação multidisciplinares, baseados em exercícios cardiorrespiratórios, têm ganhado destaque nos estudos, com resultados favoráveis.

 

As pessoas que não tratam os sintomas correm o risco de agravamento da condição, o que reduz a qualidade de vida e, muitas vezes, provoca ansiedade. “Em última instância, os pacientes podem desenvolver comorbidades e/ou reduzir sua capacidade produtiva por causa da Covid longa”, explica Cipriano Júnior.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“A grande maioria dos pacientes se recupera. Os resultados preliminares do nosso estudo têm demonstrado progressos superiores àqueles observadas em pacientes com doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas”, afirma o pesquisador. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.