28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
07/07/2021

CPI ouve ex-diretor da Saúde que teria pedido propina durante compra das vacinas

Foto: Reprodução

Comissão também deve votar 60 requerimentos; Entre eles, o de convocação da ex-cunhada de Bolsonaro que denunciou

A CPI da Covid ouvirá nesta quarta-feira o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, exonerado logo após se tornar pública a denúncia de que teria pedido propina para autorizar a compra da vacina AstraZeneca pelo governo federal. Ele nega a acusação.

 

A denúncia foi feita pelo policial militar Luiz Paulo Dominghetti, que se apresenta como representante da empresa Davati Medical Supply, com sede nos Estados Unidos. Em depoimento à CPI, ele afirmou ter recebido um pedido de propina para a compra de 400 milhões de doses do imunizante. Segundo Dominghetti, Dias teria cobrado US$ 1 por dose.

 

Apontado como indicação do deputado Ricardo Barros (PP-PR) e do ex-deputado Abelardo Lupion, Dias é considerado peça-chave para desvendar detalhes de denúncias dos dois supostos esquemas de propina na compra de vacina pelo Ministério da Saúde, envolvendo as doses da AstraZeneca oferecidas por Luiz Dominghetti e a indiana Covaxin, produzida pela Bharat Biotech, o imunizante mais caro negociado pelo governo até agora.

 

Veja também 

 

Marco Aurélio deixa o STF depois de 31 anos com trajetória marcada por divergências

 

Para reduzir acervo pendente, Marco Aurélio Mello adia aposentadoria para 12 de julho

As negociações para aquisição da Covaxin são investigadas pela CPI da Covid, pelo Ministério Público Federal, pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Além de ouvir Dias, a CPI da Covid deve votar nesta quarta 60 requerimentos -- entre eles o de convocação de Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O pedido é assinado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão.

 

Em uma gravação divulgada pelo site UOL, Andrea acusa Bolsonaro de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos conhecido como “ rachadinha ” quando foi deputado. O advogado Frederick Wassef, que representa o presidente, nega as acusações.

 

No requerimento, Renan afirma que "a pessoa convocada tem ligação direta com suspeitas de crimes investigados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, envolvendo o presidente da República e seus filhos. Além disso e intimamente ligadas ao objeto desta CPI, há notícias de que as indicações de ocupantes para posições, cargos e funções estratégicos no Ministério da Saúde e outras posições no combate à pandemia seriam feitas pelo presidente da República, por seus filhos e pessoas próximas a eles, em sua maioria, por meio da senhora Andrea Siqueira Valle”.

 

Outro requerimento formulado pelo relator pede à Receita Federal "todos os dados cadastrais, inclusive participações societárias nos últimos dez anos e gráficos de relacionamentos, com as respectivas cópias da documentação" de uma série de pessoas e empresas, entre elas Francisco Maximiano, Frederick Wassef, Ricardo Barros, Global Gestão em Saúde e Precisa.

 

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou ainda um requerimento para que o Ministério da Saúde informe todos os registros de entrada de Luiz Paulo Dominguetti e do reverendo Amilton Gomes da Paula ao longo de 2021. O religioso, que também é alvo de um pedido de convocação, recebeu aval da pasta para negociar a compra de 400 mil doses da AstraZeneca com a empresa Davati.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Os senadores também apreciarão o requerimento de convocação, apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni. A CPI também pode votar a quebra dos sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático de Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara. O nome dele teria sido citado pelo presidente Jair Bolsonaro em um suposto esquema de corrupção para a compra da vacina Covaxin. 

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.