19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
06/08/2021

Credenciamento de eleitores para o Conselho Estadual de Cultura é prorrogado

Foto: Divulgação

Novo prazo vai até o dia 17 de agosto, e pretendentes também precisam se inscrever no Cadastro Estadual de Cultura

O credenciamento para eleitores do Conselho Estadual de Cultura (Conec) foi prorrogado até o dia 17 de agosto. As inscrições são necessárias para os trabalhadores da cultura que desejam participar do processo eleitoral que definirá as cadeiras do conselho. O processo pode ser feito pelo Portal da Cultura (http://editais.cultura.am.gov.br/novo/comissao-eleitoral-do-conselho-estadual-de-cultura/).

 

Para se credenciar como eleitor, o profissional da cultura deve ter acima de 16 anos e comprovar atividades culturais há pelo menos dois anos.

 

Quem já estiver regularmente inscrito no Cadastro Estadual de Cultura (https://cadastroestadual.cultura.am.gov.br/) precisa apenas atualizar seus dados, se achar necessário.

 

Veja também 

 

Assembleia Legislativa valoriza profissionais da Educação com Projetos de Lei

 

David Almeida anuncia criação da unidade gestora de projetos para acelerar avanço em Manaus

Quem ainda não fizer parte deverá providenciar a sua habilitação no Cadastro Estadual de Cultura – pré-requisito para o pedido de credenciamento como eleitor –, que precisa ser realizado até o dia 13 de agosto, quatro dias antes do fim do prazo indicado no edital de chamamento de eleitores.

 

Com a habilitação do registro feito no Cadastro Estadual de Cultura, o interessado poderá solicitar o credenciamento, no qual será realizada a verificação dos requisitos exigidos pelo edital para conceder o direito ao voto.

 

O eleitor também deverá indicar a qual das cadeiras representativas ele pertence, nos seguintes segmentos culturais e artísticos: Teatro, Dança, Circo, Música, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais e Novas Mídias, Cultura Popular de Matriz Ibérica, Cultura Indígena, Cultura Afrodescendente, Folclore e Carnaval.

 

Prazos – Com a prorrogação das inscrições, os prazos para análise do credenciamento agora são do dia 17 até o dia 18 de agosto. No dia 18, a partir do meio-dia, será publicado o resultado preliminar, e a fase de recursos será entre os dias 18 e 23 de agosto. O resultado final do credenciamento de eleitores será publicado no dia 24 de agosto.

 

Conselho – Segundo a Lei Estadual nº 5.418, de 17 de março de 2021, a composição do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas é paritária, sendo 11 representantes de órgãos e entidades públicas; e 11 membros eleitos como representantes da sociedade civil; todos com respectivos suplentes.

 

A sociedade civil terá representantes ligados aos setores artísticos e culturais, dos seguintes segmentos: Teatro; Dança; Circo; Música; Literatura; Artes Visuais e Novas Mídias; Audiovisual; Cultura Popular de Matriz Ibérica; Cultura Indígena; Cultura Afrodescendente; e Folclore e Carnaval.

 

Com essa composição, o Conselho Estadual de Cultura desenvolverá seus trabalhos de apoio e deliberação sobre as políticas públicas culturais do estado e de projetos artísticos e sociais que visem à cultura.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Cadastro Estadual de Cultura – Para realizar o cadastro são necessários os seguintes documentos digitalizados: RG, CPF, comprovante de residência, autodeclaração, portfólio (fotos de atividades exercidas no setor cultural, matérias veiculadas na imprensa); declaração de órgão público, associações culturais e/ou empresas de eventos informando que o solicitante presta serviços artísticos e culturais e que faz parte da cadeia produtiva; entre outros que comprovem a atuação na área artística e de economia criativa por no mínimo dois anos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.