28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
06/04/2021

Cuide dos pulmões para fazer treinos mais potentes

Foto: Reprodução

Utilizar bem seus pulmões na hora do exercícios evita que você fique cansado rapidamente e te faz aproveitar melhor a atividade

Cuidar dos pulmões nunca foi tão necessário. Inspirar e expirar para se acalmar também já é palavra de ordem. Se de um lado as academias estão fechadas neste momento, de outro não dá nem pra pensar em ficar parado.

 

Com a ajuda de aulas e personal treiner on-line, muita gente já se acostumou a treinar em casa, agora então é hora de aprender a respirar enquanto treina.

 

"Muita gente tem o costume de prender a respiração dos pulmões na falsa intensão de aumentar a força. Seja para levantar algo mais pesado em casa, andar mais rápido pelas ruas ou aumentar a carga dos treinos. O que pouca gente sabe é que o efeito é exatamente contrário. Ao invés de potencializar, quando a respiração não é correta durante uma atividade física, aumentam os riscos de lesões, já que o diafragma fica sobrecarregado, podendo até causar câimbras no órgão. E o resultado é rapidamente percebido com incomodo dolorido na lateral do abdômen", explica Altino Andrade, profissional de educação física da Rede Just Fit Academias.

 

Veja também 

 

Alimentação correta pode ser uma grande aliada na recuperação pós-covid

 

O milagre de uma das plantas medicinais mais antigas do mundo: o gengibre

Segundo o especialista, na hora de trabalhar com pesos, a regra da respiração é soltar o ar no estímulo e inspirar quando estiver soltando o peso, já que é durante a expiração que os músculos abdominais se contraem. "Nesse caso, se a respiração não for feita da maneira correta, além de dar a sensação de cansaço mais rápido, o exercício pode nem ser aproveitado".

 

Pneumologista ensina como prevenir doenças respiratórias e cuidar do pulmão  - Servidor Público

 

Outra importante dica é o foco na hora de treinar. "Para alternar a velocidade e a força durante um treino, é preciso elevar os batimentos cardíacos e isso só ocorre com o consumo mais elevado de oxigênio", diz.

 

Pneumologista ensina como prevenir doenças respiratórias e cuidar do pulmão

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Além disso, outra dica importante é "um treinamento realizado com uma intensidade adequada, por no mínimo 3 vezes por semana e respeitando as características individuais de cada pessoa, aumenta-se consideravelmente a taxa do metabolismo basal, que nada mais é do que o consumo de calorias que utilizamos para realizar nossas atividades diárias, consequentemente isso melhora o condicionamento físico e a diminuição de percentual de gordura em relação ao peso total", finaliza o especialista. 

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.