23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
21/11/2022

Curso de Ciências Econômicas da UEA produz boletim regional, urbano e ambiental de Manaus

Foto: Reprodução

Com o objetivo de analisar o nível de implementação de instrumentos de gestão ambiental na Região Metropolitana de Manaus (RMM) e nas microrregiões do Amazonas, em especial na microrregião do Purus e do Madeira, o curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) produziu o “Boletim regional, urbano e ambiental de Manaus”.

 

A primeira edição do periódico foi publicada na página do Instagram do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia (Nepe) da UEA.

 

O boletim é fruto do Projeto de Extensão Boletim Regional, Urbano e Ambiental de Manaus, vinculado à Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA). A produção do periódico abrangeu três aspectos: (a) coleta, compilação e análise de dados; (b) levantamento bibliográfico; e (c) contato com pessoas munidas de certa expertise na área estudada para dirimir questões complexas.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus realiza 4ª Expocreati com mais de 130 projetos de ciências e tecnologia

 

Prefeitura de Manaus realiza Feira de Ciências em escolas da zona Leste da cidade

 

O boletim utilizou informações da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic/IBGE) e outras fontes.

 

 

A coordenadora do projeto de extensão e professora da UEA, Elane Conceição de Oliveira, destacou que o mundo é cada vez mais urbano e cercado de cidades pequenas, médias ou grandes, densamente populosas e com inúmeros problemas urbanos extremamente desafiadores para os gestores municipais. A urbanização, aponta a coordenadora, é um dos cinco principais impulsionadores das mudanças ambientais por causa da perda de biodiversidade e da poluição.

 

“Nessa primeira edição, a equipe de trabalho elaborou um índice de gestão ambiental (IGA), mostrando o nível de implementação de instrumentos de gestão ambiental nos municípios amazonenses que direta ou indiretamente são atingidos por problemas como ocupações desordenadas; incompatibilidade entre uso da terra e áreas que deveriam ser preservadas; condições desfavoráveis de moradias; ausência de serviços de saneamento básico e infraestrutura urbana; degradação ambiental por conta do desmatamento; entre outros problemas”, explicou.

 

Nesse momento, o que se espera desse projeto, segundo a professora Elane, é proporcionar à sociedade uma informação de qualidade, concisa e clara sobre instrumentos de gestão ambiental municipal; proporcionar aos alunos a interface entre os conteúdos apreendidos em sala de aula e aplicá-los na pesquisa científica; realizar interface entre à academia e a iniciativa pública e privada; democratizar o conhecimento científico por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão

 

EQUIPE 

 

O boletim foi produzido pelos bolsistas e alunos do curso de Ciências Econômicas, Graziela de Carvalho Martins e Israel Cristian Bezerra de Souza, sob a orientação do professor mestre Armando Clovis Marques de Souza e coordenação da professora doutora Elane Conceição de Oliveira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Elane Conceição enfatiza ainda que a pretensão da equipe é que o boletim seja publicado na revista “Redes de Desenvolvimento Regional”, na Chamada de Artigos para o Dossiê Temático: “Urbanização, Pequenas Cidades e Desenvolvimento Territorial”, e que serão elaborados quatro boletins durante o período do projeto de extensão. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.