20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política - Eleições 2022
30/09/2022

Datafolha: cerca de um terço do eleitorado não se sente confortável em expor seu voto para presidente

Foto: Reprodução

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que 35% dos eleitores se sentiram menos a vontade de declarar seu voto para presidente com outras pessoas nos últimos meses. O índice mais alto é entre os apoiadores do candidato pedetista Ciro Gomes e da postulante Simone Tebet (MDB), em que 41% se sentem desconfortáveis de expor suas preferências. Seguidos pelos que pensam em votar no petista, Luiz Inácio Lula (PT), com 40% e depois pela base do chefe do executivo Jair Bolsonaro (PL) com 27%.

 

Segundo a pesquisa, há mais constrangimento na declaração de voto entre mulheres (38%) do que entre homens (32%). Esta é a primeira vez que o Datafolha mediu esse indicador.


O levantamento também aponta que, a fim de evitar brigas, 46% dos eleitores brasileiros deixaram de conversar sobre política familiar ou amigos. Um percentual similar ao registrado no final de julho, de 49%. O número é maior entre as mulheres (50%) do que entre os homens (41%).

 

Veja também

 

Lula tem os mesmos índices do DataFolha de FHC quando venceu no primeiro turno em 94 e 98. CONFIRA

 

Lula tem 43% contra 30% de Bolsonaro em São Paulo, diz Datafolha

Perguntados se já foram ofendidos por causa de seus posicionamentos políticos, 14% alegaram que sim. Deste percentual, a maior parte é de eleitores de Lula (16%),seguidos por apoiadores do presidente Bolsonaro e ciristas com 12%; e depois entre eleitores de Tebet (10%). Quando a temática é a agressão física, 5% declaram já ter sofrido ameaças de agressões físicas por causa de seus posicionamentos.

 

A pesquisa foi encomendado pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, ouviu 6.800 pessoas, em 332 municípios, entre os dias entre 27 e 29 de setembro. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

 

TEMOR DE EXPOSIÇÃO EM LOCAIS PÚBLICOS 

 

O levantamento também mostrou em quais situações ou locais as pessoas acreditam que podem ter mais problemas ao declarar suas preferências políticas. A maior parte deles alegaram serem em público, com pessoas que não conhecem (34%), no trabalho (26%) e com a família, amigos e colegas (21%).


VEJA ABAIXO 


Em um local público com pessoas que não conhece (34%);


No trabalho (26%);


Com a família (21%);


Com amigos ou colegas (21%);


Na igreja ou culto (16%);


Na escola ou faculdade (9%);


Respondendo pesquisa de opinião pública (1%);


Nenhum desses lugares ou situações (14%);


Não sabe (3%).


Outro aspecto mensurado pela pesquisa foi a perspectiva do voto em família. O Datafolha aponta que 43% dos eleitores votarão da mesma forma que a maior parte de seu grupo familiar, já para 23% dos casos, o grupo irá escolher o mesmo postulante nessas eleições. Os que são minoria entre os membros da família na escolha do voto para presidente somam 15% e os que dizem que ninguém da família votará no mesmo candidato que ele, 10%.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Entre os eleitores que declaram voto em Ciro, 63% dizem que sua escolha faz parte é minoritária ou quase isolada do grupo familiar, seguidos também pelos apoiadores de Tebet (59%), Lula (19%) e Bolsonaro (18%).

 

Fonte:Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.