19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
16/01/2020

Declarações de empresário complicam situação de Trump em julgamento de impeachment

Foto: Reprodução

Segundo Lev Parnas, Trump

 Uma das figuras centrais no imbróglio ucraniano que levou à abertura do processo de impeachment contra Donald Trump disse, na quarta-feira, que o presidente americano “sabia exatamente” o que estava acontecendo na campanha de pressão ucraniana.

 

Lev Parnas referia-se ao plano orquestrado por Rudy Giuliani, advogado pessoal de Trump, para que a Ucrânia investigasse o ex-vice-presidente Joe Biden, seu potencial rival nas eleições deste ano.— O presidente Trump sabia exatamente o que estava acontecendo.

 

Ele tinha conhecimento de todos os meus passos — disse Parnas, que trabalha como empresário na Flórida, ao canal MSNBC. — Eu não faria nada sem o aval de Rudy Giuliani ou do presidente.

 

As entrevistas de Parnas — ele também falou com o jornal New York Times — foram ao ar horas após a Câmara aprovar o envio das acusações de impeachment contra o presidente para o Senado, onde o julgamento deverá começar já na terça-feira.

 

Veja também

 

Câmara aprova envio ao Senado de acusações para impeachment de Trump

 

Em Paris, Estados Unidos defendem entrada do Brasil na OCDE

 

Trump é acusado de abuso de poder e obstrução de Congresso por vincular às investigações contra Biden à liberação de um pacote de ajuda à Ucrânia de quase US$ 400 milhões e à visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, à Casa Branca.

 

Resultado de imagem para Declarações de empresário complicam situação de Trump em julgamento de impeachment

 Foto: Reprodução

 

Apesar do processo de impeachment ter sido aprovado pelos deputados no dia 18 de dezembro, seu envio ao Senado só ocorreu nesta semana porque a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, tentava convencer os senadores a aceitar novas testemunhas e documentos em seu julgamento.

 

Para os democratas, isto é importante pois sabem que, provavelmente, não conseguirão os 67 votos necessários para afastar o presidente — o partido tem apenas 45 assentos no Senado, contra 53 dos republicanos.

 

Ainda assim, as revelações de Parnas provavelmente serão utilizadas pelos democratas que disputam a indicação do partido para as eleições de novembro e prometem complicar ainda mais a campanha de reeleição do presidente.

 

Apesar do ex-assessor de Segurança Nacional, John Bolton, ter descrito a campanha de Giuliani como um “acordo de drogas”, o empresário é, até o momento, a testemunha-chave mais importante a falar publicamente e o primeiro a dizer que o presidente tinha conhecimento do que estava acontecendo.

 

Conhecimento geral

 

Amigo de Giuliani há anos, Parnas agiu como intermediário entre o governo americano e procuradores ucranianos na campanha de Giuliani. Ele é investigado por violar as leis de financiamento em suas doações para a campanha de Trump, chegando a ser preso no ano passado — acusações paralelas ao imbróglio ucraniano.

 

Trump nega conhecê-lo, apesar de ter sido fotografado diversas vezes ao seu lado, alegando que o homem “talvez fosse cliente” de Giuliani. Questionado se o presidente estava falando a verdade, Parnas foi direto: “ele mentiu”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

À MSNBC, Parnas disse ainda que o procurador-geral dos EUA, William Barr, “com certeza" sabia da campanha na Ucrânia, e que ele “estava basicamente na equipe”. Ele afirmou ainda que o vice-presidente Mike Pence também estava envolvido. Sua ida à posse de Zelensky, por exemplo, foi cancelada justamente para aumentar a pressão sob Kiev.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.