19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
23/09/2021

Defesa do Consumidor: Deputado propõe 'Centro de Mediação' para superendividados no Amazonas

Foto: DIVULGAÇÃO

Deputado Álvaro Campelo (Progressistas)

Em Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas ( Aleam), desta quinta-feira (23), o deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas), propôs a criação do Centro de Mediação dos Superendividados.

 

Segundo ele, a crise financeira, a redução de programas sociais durante a pandemia, além do alto índice de desemprego no país, contribuíram para o agravamento da situação de extremo endividamento dos amazonenses.

 

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC), o número de brasileiros superendividados é recorde. Em um levantamento da entidade, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apontou que 71,4% dos consumidores brasileiros acumulam dívidas que comprometerem seus orçamentos domésticos.

 

Veja também 

 

Presidente Roberto Cidade assina termo de cooperação técnica entre Assembleia e Câmara Municipal de Santo Antônio do Içá

 

'É hora de um pacto global pela Amazônia', diz Wilson Lima em painel na Semana do Clima de NYC

Álvaro Campelo, que é membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam, também falou de uma grande conquista que foi a Lei nº 14.181/2021. "Conhecida como "Lei do Superendividamento, ela veio amparar consumidores nesta situação extremamente delicada. Portanto, estou propondo que esta Casa seja pioneira na criação deste Centro de Mediação do Superendividamento. Atualmente, milhares de pessoas estão perdendo seus bens, entrando em depressão e até cometendo suicídio, por não terem condições de sanarem suas dívidas", concluiu o parlamentar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

De acordo com o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o superendividado é aquele cuja renda está tão comprometida, que perdeu a capacidade de pagar suas dívidas, a ponto de por em risco sua subsistência, ou seja, de quitar contas básicas como alimentação e moradia.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.