24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
10/12/2019

Demanda por abacate causa onda de violência e assaltos no México

Foto: Reprodução

Fazendeiros estão contratando guardas armados com fuzis para proteger trabalhadores de ladrões

O crescimento meteórico da indústria de abacates no México tem causado o aumento da violência contra produtores e trabalhadores das fazendas onde o fruto é cultivado, segundo o site Quartz. Considerado um “ouro verde” por conta da alta demanda, o abacate tem ganhando cada vez mais popularidade nos Estados Unidos e na Europa nos últimos anos.


Em 2017, o valor das importações da fruta nos EUA chegou a quase US$ 3 bilhões, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). Em 2016, o volume era pouco menos de US$ 2 bilhões.

 

Com isso, o aumento dos preços e menor disponibilidade do produto levou a um cenário de violência em diversos estados no México. Em agosto deste ano, autoridades locais responsáveis por verificar as condições das fazendas produtoras foram surpreendidas por uma quadrilha armada, segundo o Quartz.

 

Veja também

 

Cavalos-marinhos estão sendo exterminados na Itália para virar comida na China

 

Clínica entrega gata errada e dona percebe troca horas depois: 'Quase fui atacada'

Sob o risco de violência, o USDA ameaçou suspender seu programa de certificação de abacate após ameaças contra inspetores no estado mexicano de Michoacán. Enquanto isso, produtores mexicanos de abacate estão contratando serviços de empresas particulares de segurança.

 

Em alguns casos, erguem cercas de arames e contratam guardas armados com fuzis para proteger os trabalhadores de ladrões violentos que atuam em nome de cartéis.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Embora os Estados Unidos sejam o décimo maior produtor de abacates do mundo, o México é o país que mais produz abacate, atendendo 43% da demanda mundial.

 

O Globo 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.