28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
23/06/2019

Depressão e estresse elevam risco de doença cardíaca em até 30%

Foto: Freepik

Guardar mágoa faz com que hormônios, como a adrenalina, sejam liberados de forma inadequada, afetando o organismo, segundo cardiologista

Cardiologista e coordenador do Programa de Enfarte Agudo do Miocárdio do Hospital do Coração (HCor), Leopoldo Piegas afirma que a influência de questões emocionais no aparecimento de doenças cardiovasculares já é um consenso na área. "As pessoas mais tranquilas, sossegadas e, aí vai a questão da religiosidade têm uma tendência menor de ter esse tipo de doença", afirma.

 

O cardiologista pondera que o emocional pode funcionar como gatilho ou desencadear hábitos que prejudicam a saúde. "A pessoa (nessas condições) pode fazer menos exercício ou se alimentar mal", diz.

 

Veja também 

 

 Detox capilar restaura couro cabeludo e controla oleosidade: como fazer em 3 passos

Usar salto alto em excesso pode encurtar os tendões dos pés. VEJA O QUE FALA ESPECIALISTA

 

Segundo José Luís Aziz, diretor de Comunicação da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, estudos já comprovam que estresse e depressão podem elevar de 20% a 30% as chances de doença cardíaca. "Pessoas que perdoam têm menos chance de ter enfarte e, quando têm, é mais leve."

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Hormônios

 

Professor da pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Álvaro Avezum afirma que o quadro de mágoa faz com que hormônios, como a adrenalina, sejam liberados de forma inadequada, afetando o organismo. "Isso pode aumentar a pressão arterial, produzir arritmias cardíacas, trombose", diz.

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.