20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
31/08/2021

Deputado Fausto Jr. propõe audiência pública para discutir aumento de garimpos no interior do Amazonas

Foto: Reprodução

Dep. Fausto Jr.

O aumento do número de garimpos na região do rio Madeira, próximo ao município de Jutaí, no interior do Amazonas, bem como a poluição ambiental e a extração ilegal de metais preciosos, são alguns dos assuntos discutidos na audiência pública organizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas.

 

O surgimento de garimpos no interior do Estado foi discutido hoje (31/08) pelo deputado Fausto Jr, na tribuna da Aleam. O parlamentar é presidente da Comissão de Meio Ambiente e disse que está preparando uma audiência pública para discutir o problema junto às prefeituras e órgãos ambientais.

 

O deputado citou a reportagem do programa Fantástico, veiculada no último domingo (28), que mostrou a degradação ambiental provocada pelos garimpos clandestinos.

 

Veja também

 

Deputado Belarmino Lins destaca entrega de cestas básicas e revitalização da pista de Novo Aripuanã

 

Presidente Roberto Cidade assina pedido de instalação da CPI da Amazonas Energia

 

“Os garimpos estão se espalhando pelo interior do Amazonas, levando impactos irreversíveis ao meio ambiente”, afirmou o deputado.

 

Fausto fez questão de diferenciar a atuação dos garimpos clandestinos e os legalizados. “Enquanto os legalizados se preocupam com a recuperação dos locais de extração mineral, os garimpos clandestinos deixam um rastro de destruição por onde passam”, comparou.

 

O deputado relatou outros problemas relacionados aos garimpos clandestinos, como o trabalho análogo à escravidão e o contrabando de metais e pedras preciosas.

 

“Todos os dias, toneladas de ouro saem do Amazonas, de forma clandestina, sem pagar impostos ou gerar desenvolvimento para o interior”, denunciou o deputado.

 

Para tornar a audiência pública mais produtiva, Fausto Jr. disse que convidará representantes de órgãos ambientais do Amazonas, do governo Federal e das prefeituras.

 

Também serão ouvidos os moradores das comunidades ribeirinhas onde funcionam os garimpos. Objetivo é conhecer como andam as atividades de extração mineral nas localidades mais distantes do Estado e, dessa forma, buscar soluções práticas para o problema da degradação ambiental.

 

“Temos que encontrar soluções para o funcionamento sustentável dos garimpos, de forma legalizada e comprometida com o desenvolvimento dos municípios”, propõe Fausto.

 

A data da audiência pública ainda não foi marcada, porém deve acontecer nos próximos meses, na Assembleia Legislativa do Amazonas. 

 

Fausto Jr. assina CPI da Amazonas Energia 

 

O deputado Fausto Jr. confirmou hoje a assinatura na CPI da Amazonas Energia, que será instalada no Legislativo Estadual para investigar as falhas no fornecimento de energia elétrica, o alto preço cobrados dos consumidores, bem como a contratação de produtores independentes de energia para a capital e interior do Estado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Com a assinatura de Fausto Jr, o pedido de abertura da CPI conseguiu o número mínimo de oito parlamentares. Também assinaram o documento os deputados Sinésio Campos, Dermilson Chagas, Wilker Barreto, Therezinha Ruiz, Serafim Corrêa, Roberto Cidade e João Luiz.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.