24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
04/03/2020

Dia dos mortos no México! Veja a bizarra forma como população celebra a data no país

Foto: Reprodução

Um brinde à morte

Enquanto o dia dos mortos no Brasil é triste, onde as famílias lotam os cemitérios levando flores aos túmulos de seus entes queridos, no México, é considerada uma das festas mais animadas. Isso porque segundo a tradição, os mortos vêm visitar seus parentes.

 

De acordo com a crença popular, os dias 1 e 2 de novembro os mortos têm a permissão divina para visitar parentes e amigos vivos.

 

Assim sendo, é tradicional organizar uma enorme festa, onde as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

 

Veja também

 

A história macabra do bicho-papão da vida real. CONFIRA

 

Conheça a história macabra da sinistra Ilha das Bonecas, no México. VEJA FOTOS

 

 A história do Dia dos mortos

 

 

No México, o Dia dos Mortos ou Día de los muertos, como é conhecido por eles, é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.

 

As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto.

 

Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.

 

O Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a “Dama da Morte” (do espanhol: Dama de la Muerte) – atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada – e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.

 

 

Por que os mexicanos celebram o Dia dos mortos?

 

Os povos astecas, que habitavam o México antes da colonização espanhola, acreditavam que a vida era uma prolongação da morte. Ou seja, morrer não encerrava definitivamente a sua existência, era apenas mais uma etapa de um ciclo, assim como todos os outros observados na natureza, como as chuvas e as secas, a primavera e o outono e assim por diante.

 

Era por isso que, naquela época, os mortos eram enterrados com roupas, joias e todos os seus pertences.

 

Para os astecas, quando uma pessoa morria, não era motivo de tristeza, mas sim de felicidade, porque ela estava morando com os Deuses. Por isso, eles tinham no seu calendário um mês inteiro dedicado à morte, com várias festas animadas cheias de bebidas, comidas e muita diversão.

 

Quando os missionários católicos chegaram no México, eles tentaram acabar com esses costumes e crenças antigas, especialmente de cultuar os mortos. No entanto, a única coisa que conseguiram foi transferir essas festividades para as datas católicas: dia de todos os santos, comemorado em primeiro de novembro, e dia de finados, celebrado em 2 de novembro.

 

Foi a partir desse sincretismo religioso que nasceu o Dia dos Mortos no México como conhecemos hoje.

 

 

Com funciona essa celebração no México, atualmente?

 

 

Cada dia possui um significado próprio para os mexicanos. Como já foi dito anteriormente, as celebrações iniciam-se no dia 31 de outubro. Data essa que coincidentemente também é comemorado o Halloween, sobretudo nos Estados Unidos.

 

Na virada de 31 de outubro para primeiro de novembro, eles celebram as almas das pessoas que faleceram enquanto eram crianças. A essa data chamam de “Dia de los Angelitos”, e no dia seguinte a festa é dedicada aos falecidos adultos.

 

A festa do Dia dos mortos é muito rica em detalhes. Um dos mais conhecidos são as oferendas, ou seja, “presentes” dados aos mortos.

 

 Tipos de oferendas ou presentes dados aos mortos

 

 

Frutos da terra (tangerina, cana de açúcar, abóbora etc.); do vento (incenso para orientar as almas); da água (vaso para os espíritos matarem a sede); do fogo (velas acesas nos 4 pontos cardinais para ajudar a orientar a viagem das almas); vários objetos pessoais dos falecidos como fotografias, pertences, entre outros.

 

Além das oferendas, também é normal encontrar altares coloridos e adornados com imagens dos falecidos e, claro, as tradicionais caveiras mexicanas, que podem aparecer em pintura de rostos, doces e muitos outros.

 

Outra tradição é que, algumas famílias costumam ir até as tumbas dos falecidos, abrir os túmulos e limpar os restos mortais. Depois, eles são recolocados de volta ao local para continuarem descansando.

 

 Tradições e atrações principais da festa

 

 

O Dia dos Mortos no México foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Afinal, existem inúmeras tradições que chamam a atenção de turistas e traduzem a importância dessa data para o povo mexicano.

 

 

Realizado em Aguascalientes, todas as atrações desse festival visam homenagear a caveira La Catrina, obra-prima de José Guadalupe Posada. Dentre os destaques da programação, há eventos gastronômicos, culturais, passeios noturnos e visita ao Museu da Morte, cuja estrutura é construída em cima de um cemitério que tem um acervo rico em objetos relacionados ao Dia dos Mortos.

 

 Festival cultural de caveiras

 

 

Desde o dia 30 de outubro, os cemitérios de Míxquic, povoado da Cidade do México, ficam decorados com flores, bebidas e alimentos. Durante a noite, várias velas são acesas e acontecem exibições de concertos, teatros e dança.

 

 Cemitérios em San Andrés Míxquic

 

 

Em Tuxtepec, os altares são enfeitados com a flor de cempasúchil, considerada o símbolo da luz solar capaz de guiar os mortos. Além disso, vários objetos dos defuntos e muitas oferendas.

 

Para presentear os melhores altares, existe até um concurso regional que elege os mais belos e coloridos altares, atraindo turistas mexicanos e de outros países para apreciarem essa decoração.

 

 Altares de Tuxtepec

 

 

O Parque Ecológico (Riviera Maya) abriga o Festival de Tradições de Vida e Morte, que acontece entre 30 de outubro a 2 de novembro, com várias apresentações de gastronomia local, oficinas, exibições de dança e teatro, shows de gala, rituais e outros elementos da cultura mexicana.

 

 Festival de Tradições de Vida e Morte em Xcaret

 

Fotos: Reprodução

 

Passeio de barco em Xochimilco

 

Em Xochimilco, na Cidade do México, a grande atração é o passeio de barco nos canais locais. Ademais, ocorrem várias apresentações, mas certamente a mais aguardada é a lenda da Llorona, que acontece durante à noite e traz uma atmosfera sombria, porém, bem diferenciada.

 

Celebrações de Oaxaca Juarez

 

A cidade de Oaxaca Juarez é justamente onde acontecem as principais celebrações do Dia dos Mortos no México. A festa se concentra sobretudo no Zócalo e nas ruas próximas, com apresentações de comparsas (músicos caracterizados de caveiras) e também celebrações especiais nos cemitérios, com os túmulos caracterizados e muitas festividades.

 

Viva – A vida é uma festa

 

A Disney Pixar lançou em janeiro de 2018 a animação Viva – A vida é uma festa (Coco), que retrata justamente a festa do Dia dos mortos. O filme venceu o Oscar na categoria melhor animação no ano de 2018. A trama conta a estória de Miguel, um menino que amava o Dia dos mortos, mas também queria se tornar um músico famoso. Porém, sua família não permitia que ele seguisse a carreira em virtude de uma tragédia que aconteceu no passado.

 

Quem não viu, fica a dica. É simplesmente fantástico! Veja o trailer do filme:

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Como você viu, o Dia dos Mortos no México possui um caráter diferente, justamente porque os mexicanos encaram a morte como um “estado” e não algo definitivo. Por isso, essa data é celebrada com muita alegria e festa, homenageando aqueles que partiram. 

 

Estranho Mundo 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.