25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
05/02/2020

Dia mundial do câncer: a informação é a melhor forma de prevenção

Foto: Reprodução

A iniciativa global tem 4 de fevereiro como data oficial e o objetivo é mobilizar a população para o controle do câncer

Todo mundo conhece alguém que já teve câncer. E para muita gente, a doença ainda é vista com um certo tabu. No entanto, para abrir o debate, aumentar o grau de informação e ajudar na prevenção, foi criado o Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro.

 

A data é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

No Brasil, o câncer é a segunda principal causa de mortes, ficando atrás apenas para as doenças cardiovasculares. É cada vez maior o número de casos de câncer no Brasil e no mundo. De acordo com o oncologista do Hapvida Saúde, Rodrigo Polo, a doença está relacionada principalmente com hábitos de vida pouco saudáveis.

 

Veja também

 

Comer um ovo diariamente ajuda no ganho de massa muscular e perda de gordura. CONFIRA

 

Graviola: Para que serve, propriedades e como consumir

 

“Os principais tipos que acometem a população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, cólon e reto. Entre as mulheres, o principal causador de mortes é o câncer de mama. Já nos homens, o câncer de pulmão é o maior responsável pelos óbitos”, explica o médico.

 

Prevenção

 

 

Para ter uma vida mais saudável e se prevenir do câncer, o oncologista Rodrigo Polo destaca algumas recomendações, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca):

 

- Não fume. O cigarro possui substâncias tóxicas e cancerígenas;

 

- Evite bebidas alcoólicas. O álcool está relacionado com câncer principalmente na região da boca e esôfago;

 

- Alimente-se bem. Inclua vegetais em suas refeições e evite alimentos fritos, gordurosos e a ingestão de carne em excesso;

 

- Pratique atividades físicas. Pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias melhoram a qualidade de vida e ajuda prevenir contra várias doenças;

 

- Evite tomar sol nos períodos entre 10 e 16 horas. A exposição desprotegida está bastante associada aos casos de câncer de pele;

 

- Mulheres: realizem exames preventivos ginecológicos, exame clínico das mamas e mamografia, quando atingirem a idade adequada. O diagnóstico precoce pode salvar vidas;

- Homens: realizem os exames preventivos e a partir dos 50 anos se consulte com um urologista e realize o exame de próstata periodicamente;

 

- Realize exame de sangue oculto nas fezes após os 50 anos. O exame pode ajudar a diagnosticar o câncer colorretal;

 

- Escove sempre os dentes e procure regularmente um odontologista.

 

Estimativas

 

Segundo as estatísticas dos estudos realizados, estima-se que o número de casos da doença poderá dobrar nas próximas décadas, principalmente nos países de baixa renda. Porém, vale destacar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo, podendo atingir toda a população e também qualquer órgão do corpo humano.

 

De acordo com dados da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), as expectativas são intrigantes: 1 em cada 5 homens e 1 em cada 6 mulheres terão câncer ao longo da vida. Porém, ainda segundo o órgão, 3 em cada 10 casos de câncer dos tipos mais incidentes podem ser prevenidos e 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas por ano se houvesse medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento adequado.

 

Sobre a data

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.
 

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.