18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
26/11/2020

Dicas para evitar dores musculares causadas pelo aumento da rotina Home Office

Foto: divulgação

As dores físicas do chamado home office vieram a somar outras, com as quais passamos a lidar com mais intensidade nesse período tão sensível.

 O ano já está quase acabando e porém deixará marcas de acontecimentos importantíssimos para sociedade, um dele é a adaptação de grandes empresas ao regime Home Office devido a Pandemia do Corona Vírus. Foram diversas pessoas que se viram em frente a uma nova realidade de trabalho, porém pouquíssimas realmente tiveram instruções de como se adaptar a essa nova realidade, inclusive para manter a saúde física em dia.

 

Segundo o CREFITO-3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3° região) a procura para tratamentos musculares e readaptação de movimentos foi 58% maior no segundo semestre de 2020 comparada ao ano anterior, sendo uma das maiores queixas a dor nas costas.

 

Isso se deve a má preparação do ambiente de trabalho quando se trata do home office já que muitas pessoas que se viram diante dessa nova realidade nas empresas brasileiras apenas se adaptaram da forma que podiam, trabalhando muitas vezes em ambientes impróprios como em cima da cama, sentado no sofá ou ambientes que proporcionam conforto, mas que não estão preparados para grandes jornadas.

 

Veja também

 

Alguém pode explicar por que eu suo tanto? VEJA O QUE DIZ ESPECIALISTA

 

Diabetes aumenta risco de candidíase, comprova estudo

 

Você já ouviu falar que temos que ficar deitados para aliviar a dor?

 

É algo comum e rotineiro. Se temos dor, procuramos o repouso. Porém, dentre os estudos mais modernos, entende-se que ficar parado, pode piorar as dores nas costas. Os estudos provam que os movimentos são benéficos para alívio das dores, as articulações em movimento ficam melhor lubrificadas. O movimento gera a liberação de hormônios e substâncias que auxiliam na redução das dores e sensação de bem estar. Então, movimente-se devagar, mas não deixe de fazer suas coisas e manter sua rotina. Respeite sua dor, não force, não exagere. Mas, entenda que seu corpo não É frágil, ele apenas ESTÁ frágil.

 

O Fisioterapeuta Rodrigo Fazio conta que os pacientes muitas vezes chegam a ele alegando dores crônicas "em alguns casos as pessoas acham que o esforço físico é que causa a dor, aumento assim o período inativo fazendo que a situação se agrave".

 

Porém não a motivos para desespero, Rodrigo traz algumas dicas para a melhora e fortalecimento da musculatura nesse momento crítico que estamos vivendo. "Existem alguns passos que pode mudar a vida das pessoas que se queixam de dores que antes não tinham, chamo os de passos básicos, se mesmo assim a dor persistir um especialista deve ser consultado para uma checagem mais profunda".

 

1 - Calma ao acordar

 

Vivemos em um mundo extremamente corrido, estamos cada vez mais acelerados. Uma noite de sono é restauradora e fundamental para termos uma saúde melhor. Quando dormimos estamos sem nos movimentar, por isso ao acordar tente se espreguiçar, alongar levemente para que seu corpo acorde aos poucos e comece a distribuir energia para os músculos.

 

2 - Cuidados com a postura

 

Sabemos que não existe a postura perfeita, porém temos que nos atentar a forma que sentamos no trabalho, se a cadeira e o local de trabalho estão adequados, se estamos esparramados no sofá, se nós apoiamos sobre uma perna. Ao cuidarmos da postura teremos uma chance menor de ter algum tipo de desconforto na coluna, pois durante a vida adquirimos muitos vícios posturais errados.

 

Sempre que possível faça pausas a cada duas horas ou mude de posição, se movimente, não fique parado muito tempo na mesma postura. Esses cuidados precisam ser feitos tanto sentado quando andando. Fique de olho e mantenha sua coluna ereta.

 

3 - Faça exercícios que te desafiem

 

Busque a prática de exercícios e atividades que motivam, além de trabalhar o corpo, fortalecer e também ajudar no condicionamento físico você está estimulando boas práticas tanto para o corpo quanto para a cabeça. Melhor fazer algo leve do que não fazer, as vezes o menos é mais.

 

Dança, esportes coletivos, yoga, não importa qual seja apenas faça, respeite seus limites mas faça! A atividade física irá fortalecer a musculatura das costas e do abdômen, promovendo a adequação postural e combatendo a dor. Quanto mais músculos você tiver no seu tronco, menos peso será descarregado na coluna e nos pontos de tensão, aliviando as dores ou mesmo, eliminando-as.

 

4 - Não esqueça de se alongar!

 

O Alongamento é mais uma forma de melhorar alguns desconfortos da coluna, faça de maneira suave sem força. Repita algumas vezes e tente respirar profundamente enquanto alonga.

 

Afinal alongamento é muito bom para ajudar na nossa flexibilidade. Caso sinta dor durante a execução do alongamento não faça e procure ajuda de um profissional. Além de ajudar na dor, alivia tensões musculares também.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

Essas são dicas simples, mas que se praticadas no dia a dia podem trazer uma grande melhora. 2020 foi o ano de adaptação a novas realidades e a saúde precisa como sempre estar em primeiro lugar.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.