18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
09/07/2021

Dieta é aliada contra psoríase, que afeta pele e articulações

Foto: Reprodução

Estudo americano demonstrou que a alimentação rica em açúcar e gordura desequilibra a microbiota e influencia nos casos da doença e de outras inflamações dermatológicas, como acne e dermatite atópica, e articulares. Entenda e veja 8 dicas para favorecer a

Estudo publicado na revista científica Journal of Investigative Dermatology indica que o padrão alimentar ocidental pode desencadear uma disbiose, quando há um desequilíbrio na microbiota intestinal, e provocar alterações que favorecem os casos de psoríase - seja quando atinge a pele ou as articulações, a chamada artrite psoriásica, que atrapalha muito o desempenho esportivo.

 

O trabalho envolveu pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Escócia e China. Em um primeiro momento, eles observaram que esse tipo de dieta, caracterizado por ser rico em açúcar e em gordura, pode resultar em um desequilíbrio nas bactérias da flora intestinal e tornar a pele mais suscetível à psoríase.

 

Contudo, testes com camundongos demonstraram que uma exposição a esse tipo de alimentação por dez semanas aumentou ainda o risco de a doença afetar também as articulações.

 

Veja também 

 

Conheça os principais benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde

 

Dieta climática: entenda como sua alimentação pode impactar a emissão de CO2 no planeta

 

Baseados nos resultados, os cientistas sugerem a adoção de uma alimentação balanceada contra a psoríase e a artrite psoriásica. Segundo os especialistas consultados pelo EU Atleta, é possível afirmar que a dieta afeta a microbiota e que uma alimentação balanceada é aliada na prevenção de outras inflamações na pele, como acne e dermatite atópica, e nas articulações, além da psoríase.

 

+ Microbiota intestinal: desequilíbrio entre bactérias do sistema digestivo ameaça a saúde


+ Microbioma é ferramenta poderosa no preparo físico e metabolismo do atleta

 

Alimentação balanceada pode reduzir erupções epiteliais causadas pela psoríase prevenir danos às articulações — Foto: Istock Getty Images

 

O endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (Sbem-SP) Marcio Mancini comenta que entender a microbiota e seu impacto sobre a saúde vêm se tornando objeto de muitos estudos, nos últimos anos. Segundo o médico, diversas pesquisas estabelecem relação entre as bactérias presentes no intestino e o desenvolvimento de doenças, como a depressão, e até mesmo o ganho de peso. Apesar de muitas associações entre o tipo de colonização da flora intestinal e enfermidades já serem conhecidas, o endocrinologista observa que esse estudo traz o ineditismo de mostrar que as doenças inflamatórias, como a psoríase, têm relação com a dieta que se adota.

 

– Muito do que acontece no nosso organismo sofre a regulação das bactérias intestinais e, como mostra o artigo, a inflamação também. Aquilo que comemos acaba selecionado o tipo de bactéria que temos. Alguns tipos são classicamente associados a doenças. O estudo mostrou o efeito das bactérias intestinais nos camundongos. É possível mudar o tipo de bactéria quando fazemos essa dieta [balanceada] e existe uma melhora da doença – pondera Mancini, acrescentando que estudos também indicam uma associação entre psoríase e obesidade: – Pessoas com obesidade têm inflamações e podem ter também psoríase, o que começa a mudar com dieta e exercício físico. Perder 5% a 10% do peso melhora muito a inflamação relacionada à obesidade e muitas doenças.

 

+ Obesidade controlada: perder 10% do peso reduz riscos para a saúde

 

Para a nutricionista Natalia Barros, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o estudo faz revelações importantes e bem fundamentadas sobre reações imunológicas que se manifestam na pele e nas articulações em resposta a alterações da barreira intestinal e à disbiose. Dessa maneira, conforme ressalta Barros, o estudo deixa claro como o equilíbrio da microbiota é especificamente importante para a saúde de indivíduos que sofrem de inflamações de pele e articulações, como em casos de psoríase.

 

– A alimentação adequada possui um papel crucial nesse equilíbrio, pois pode servir como um método potencial para regular a permeabilidade intestinal e a inflamação e controlar as manifestações dessas doenças – completa Barros.

 

Pacientes com psoríase se beneficiariam da dieta mediterrânea | Veja Saúde

 

Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a médica Carolina Milanez concorda que a pesquisa traz mais evidências sobre a influência direta da alimentação sobre o equilíbrio do ecossistema intestinal. Entretanto, a dermatologista, pós-graduada em Cosmiatria pela Unifesp, argumenta que o trabalho inova ao mostrar a influência de uma dieta rica em açúcares e com uma quantidade ao menos moderada de gordura sobre as inflamações na pele e articulações características da psoríase. Com isso, oferece alternativas para o tratamento desses casos.

 

– A linha desse trabalho é muito promissora, fácil de executar, com baixo custo e uma eficácia muito boa. Não conseguimos acabar com doenças como psoríase, que têm outras relações. Mas a gente consegue melhorar muito a qualidade de vida do paciente diminuindo esse ponto de inflamação. E, quem sabe, só controlando a alimentação, consigamos diminuir bastante o uso de medicamentos que hoje usamos sistemicamente ou topicamente para diminuir essa inflamação. Seria maravilhosa a contribuição apenas da alimentação reduzindo essa inflamação do corpo – opina a dermatologista.

 

8 dicas para ter uma dieta balanceada

 

Fazer dos alimentos in natura a base da alimentação, evitando os industrializados, é um dos caminhos para dieta saudável — Foto: Getty Images

 

Com o apoio do endocrinologista, da dermatologista e da nutricionista consultados pelo EU Atleta, listamos algumas dicas fazer escolhas que garantirão uma alimentação equilibrada e, consequentemente, beneficiarão a microbiota e a saúde em geral e, em particular, da pele e das articulações.

 

Faça dos alimentos in natura a base da sua alimentação. Priorize o consumo de frutas, verduras, legumes, sementes, castanhas, cereais e grãos;


Adicione temperos naturais às refeições, como alho, gengibre, alecrim, açafrão, pimenta vermelha, sálvia, cravo, canela e louro. Essas são opções com poder anti-inflamatório, que, para completar, deixam a comida ainda mais gostosa;


Reduza a presença dos produtos processados e industrializados na sua alimentação;


Evite consumir gordura, açúcar, sal, carboidratos e bebidas alcoólicas em excesso;


Se consome alimentos de origem animal, reduza o excesso de carne vermelha. Prefira carnes magras e leite e derivados com menor teor de gordura;


Considerando que a microbiota se forma precocemente, evite oferecer alimentos adoçados às crianças. Prefira frutas, legumes e verduras. Uma vez que se acostumam com alimentos com adição de açúcar, elas se adaptam a esse sabor e podem recusar, por exemplo, frutas mais ácidas;


Tenha atenção com dietas da moda, como a paleolítica, que é muito pobre em carboidrato e rica em proteína e gordura, não sendo, portanto, esqulibrada;


Por fim, considere consultar um nutricionista, que poderá indicar uma dieta personalizada.

 

Papel do que se come sobre a microbiota

 

Equilíbrio da microbiota, fundamental para a prevenção de inflamações, depende de uma dieta balanceada — Foto: Pixabay/Divulgação

 

Com aprimoramento em nutrição humana e metabolismo pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Natalia Barros explica que a barreira intestinal é formada por quatro camadas: bactérias, muco, vilosidades e células. De acordo com a nutricionista, qualquer alteração nessa estrutura, que faz a separação do intestino do ambiente interno do corpo, pode desencadear uma permeabilidade extrema. Como resultado, microrganismos ou fragmentos de bactérias podem entrar na corrente sanguínea e desencadear processos inflamatórios que estimulam o sistema imunológico e, de forma crônica, geram radicais livres e estresse oxidativo. A escolha do que se come tem papel fundamental para prevenir esse quadro.

 

– Já existem bons estudos que analisam a relação entre doenças inflamatórias de pele e articulações e a microbiota. Sabe-se que a microbiota é capaz de afetar locais distantes extraintestinais, incluindo as articulações, por meio da imunomodulação. Os danos à barreira intestinal, pela alimentação inadequada, por exemplo, desencadeiam a translocação dos metabólitos das bactérias do intestino ao sangue, o que faz com que o sistema imunológico reaja e responda a essa invasão. E as respostas atingem outros órgãos, como a pele – completa a nutricionista.

 

Aliás, no que diz respeito às doenças de pele, a dermatologista argumenta que, embora o estudo trate apenas sobre a psoríase, problemas como acne e dermatite atópica também sofrem influência da disbiose intestinal e, por isso, também inspiram cuidados com a alimentação. Segundo Carolina Milanez, não é possível solucionar essas doenças apenas com a dieta e uso de prebióticos e probióticos, dado que outros fatores podem desencadeá-las. Contudo, na prática, já se observa os efeitos positivos da alimentação sobre a saúde da pele.

 

– A gente vê, por exemplo, a relação entre acne e alimentação. Os alimentos com alto índice glicêmico pioram a acne. Derivados do leite também têm o seu papel, como o próprio leite, queijos e iogurte, whey protein e outros suplementos também. Em contrapartida, os óleos de peixe, que são ricos em ômega-3, ajudam a combater essa inflamação – exemplifica a dermatologista.

 

Mancini comenta que a microbiota tem a sua formação iniciada durante a gestação. Até o tipo de parto influenciará nas bactérias que colonizam a flora intestinal. Daí em diante, todas as escolhas alimentares, a começar pelo tipo de aleitamento que se oferece ao bebê, determinarão a colonização das bactérias do intestino e, consequentemente, as características da microbiota. Sem contar com o uso de antibióticos, que também têm seu impacto sobre a flora intestinal.

 

Prevalência de Incontinência Urinária Durante a Gestação: Revisão de  Literatura – InterFISIO

 

De acordo com o endocrinologista, apesar desse conhecimento e dos avanços da ciência no que diz respeito à microbiota, não possível é realizar exames laboratoriais para conhecer a qualidade das bactérias que habitam a flora do intestino e orientar uma prescrição individualizada. Contudo, estudos apontam que o consumo de alimentos de origem animal, especialmente carne vermelha em excesso, estimula as bactérias do intestino a produzirem uma substância associada ao risco de doenças cardíacas. Já com uma dieta vegetariana ou vegana, por ser rica em fibras, a tendência é selecionar bactérias boas, embora seja necessário suplementar alguns nutrientes, como é o caso da vitamina B12. Portanto, baseado nesse conhecimento de que a alimentação balanceada ajuda a manter o equilíbrio da microbiota, o médico sugere o que considera o melhor prebiótico: o consumo de frutas, legumes e verduras.

 

– A dieta balanceada não é necessariamente vegetariana. Mas as fibras, quando fermentadas pelas bactérias do intestino, produzem um tipo de gordura, os ácidos graxos de cadeia curta, que não são encontrados em nenhum tipo de alimento. Eles são produzidos pelas bactérias e absorvidos pelo corpo. Isso é muito saudável para o intestino e pode levar até mesmo à regulação do metabolismo das pessoas – explica o médico, acrescentado que a dieta balanceada preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda 50% a 55% de carboidrato, 25% a 30% de gordura e somente 15% a 20% de proteína em relação ao valor calórico total, é uma boa referência geral. – Um adulto que consome mais de 20% de proteína em uma dieta de duas mil calorias excede muito esse valor.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  

 

Dieta é aliada contra psoríase, que afeta pele e articulações | saúde | ge

Fotos: Reprodução 

 

Fonte: EU Atleta 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.