29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
20/06/2021

Dieta climática: entenda como sua alimentação pode impactar a emissão de CO2 no planeta

Foto: Reprodução / Getty Images

Dieta Climática: entenda como sua alimentação pode ajudar na emissão de CO2

Já pensou em como a sua alimentação pode afetar o nosso planeta? É isso que a dieta climática discute.

 

Com o principal objetivo de ajudar a reverter a mudança climática, essa dieta elimina produtos com pegadas altas de carbono, como vaca, cordeiro e outros produtos derivados de animais e também faz com que você escolha de forma mais responsável o que vai para dentro do seu prato, tudo isso sem radicalismo, claro.


Uma pesquisa de 2016 mostrou que 3.5 milhões de pessoas no Reino Unido se identificam como veganas e esse número só cresce: dados da Finder revelam que 12 milhões de britânicos afirmam que estarão vivendo com uma dieta vegana, vegetariana ou pescetariana até o fim de 2021. Muitos deles falam que a preocupação com o meio ambiente é o maior movito para fazerem essa mudança na dieta.

 

Veja também

 

Mitos e verdades sobre as dietas da moda que prometem emagrecimento rápido e milagroso. VEJA

 

Saiba o que é a dieta cetogênica e se ela realmente funciona

 

Essa conclusão não é nada surpreendente. A indústria da carne é considerada uma das maiores contribuintes para a perda de biodiversidade no nosso planeta, assim como uma das maiores produtoras de gases de efeito estufa e responsável pela poluição das águas.

 

Uma pesquisa coordenada pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), que conta com mais de 100 experts ao redor do mundo, concluiu apenas uma recomendação – reduzir o consumo de carne. A pegada de gás carbônico na produção de carne de vaca é 300 vezes maior do que de maçãs e quase 20 vezes maior do que a de tofu.

 

Por isso, listamos 5 formas de transformar sua dieta em algo mais sustentável, de acordo com a dieta climática – e não, você não precisa se tornar vegano para segui-lá.

 

Dieta Climática (Foto: Getty Images)

Dieta Climática (Foto: Getty Images)

 

1. Coma menos carne


A dieta encoraja a substituição de carnes com alta produção de carbono por aquelas que são menos danosas ao meio ambiente, como as aves, assim como ter ao menos uma refeição sem carne por dia. Fazer isso pode te ajudar a reduzir a sua pegada de carbono em até uma tonelada de CO2 por ano.

 

2. Coma comidas eficientes para a Terra


Como assim, Glá? A gente te explica! A eficiência dos alimentos é calculada a partir de quanta terra, água, ou emissão de carbono é necessário utilizar para produzir 30 gramas de calorias ou proteínas. Sem surpresas, a carne vermelha usa mais terra e mais água para produzir 30 gramas de proteína, sendo a mais ineficiente de todas as comidas, seguido do cordeiro.

 

As comidas mais eficientes são grãos e vegetais na maioria das vezes. Apesar disso, alguns precisam de solos de ótima qualidade para crescerem, então, é bom balancear as refeições com alguns produtos de origem animal com pouco impacto de carbono, como laticínios e ovos.

 

3. Evite desperdícios


De acordo com o FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura, da ONU), descartamos cerca de 30% dos alimentos que produzimos, tornando o Brasil um dos 10 países que mais jogam comida fora no mundo. Planeje suas refeições atentamente e apenas compre o que você sabe que vai usar. Outra forma de reduzir o desperdício de comida é cozinhar grandes porções e congelá-las. Ah, e não jogue fora os alimentos que não parecem ser perfeitos (uma maçã amassada ainda é super nutritiva e gostosa).

 

Foto: Reprodução

 

4. Compre de produtores locais


Se possível, encontre um lugar que trabalhe com produtores locais para suprir seu consumo de alimentos naturais. Você vai ganhar comidas mais frescas e ainda apoiar negócios pequenos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  

 

5. Plante sua comida


Sabemos que não é fácil criar sua própria horta, ainda mais morando em apartamentos, mas algumas coisas, como ervas e folhas, já são um bom começo para ter alimentos mais frescos sempre.

 

Fonte: Glamour

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.