28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
10/05/2022

Dieta saudável pode ajudar a tratar depressão em jovens, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Diminuindo o consumo de carne vermelha, gorduras e açúcares, pacientes perceberam melhora nos sintomas de depressão

Na busca por tratamentos que auxiliem pacientes que sofrem com depressão, os cientistas estão começando a olhar para além dos medicamentos e procurando soluções mais simples para aliviar os sintomas clássicos da doença. E a resposta pode estar no prato de comida.

 

Uma pesquisa feita pela Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, e publicada na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, mostra que mudar a dieta do paciente para um cardápio mais saudável, com alimentos integrais, legumes e frutas, peixes, castanhas e azeite, pode ajudar no tratamento.

 

Participaram do estudo homens entre 18 e 25 anos. Parte deles adotou a dieta mediterrânea por 12 semanas, e foi percebida uma melhora “significante” nos sintomas de depressão.

 

Veja também

 

Conheça 6 alimentos que podem ajudar a combater a depressão

 

Depressão: quais são os sintomas e como lidar com isso?

 

“Ficamos surpresos com o quão abertos à começar uma nova dieta eles estavam. Isso sugere que médicos e psicologistas devem considerar o encaminhamento de jovens em depressão para um nutricionista como um importante componente do tratamento”, explica a pesquisadora Jessica Bayes, responsável pelo levantamento, ao site da universidade.

 

Entre os participantes que trocaram de dieta, quase todos continuaram com o cardápio mesmo após o fim do estudo. “Isso mostra o quão efetiva e tolerável é a intervenção, e como ela vale a pena”, diz Bayes.

 

PSIQUIATRIA NUTRICIONAL

 

Nos últimos anos, os cientistas estão estudando a relação da alimentação com a saúde mental, em um novo ramo da medicina chamado de psiquiatria nutricional.

 

“Existem vários motivos por que, cientificamente, achamos que a comida afeta o humor. Por exemplo, cerca de 90% da serotonina, um hormônio que nos faz sentir felicidade, é fabricado no intestino ou pelas bactérias do órgão. Existem novas evidências que mostram que esses micróbios podem se comunicar com o cérebro pelo nervo vagal”, ensina Bayes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Para que a flora intestinal seja rica, com bactérias que fazem bem à saúde, a dieta é fundamental — elas se alimentam de fibras, que é encontrada em legumes, frutas e vegetais. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.