24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
03/08/2022

Dieta sem glúten: quem deve fazer e quais são os benefícios

Foto: Reprodução

A dieta sem glúten se tornou popular nos últimos anos por prometer perda de peso aliada a bem-estar. O glúten é uma proteína presente em cereais e, na nossa alimentação, é ingerido, principalmente, por meio de pães, massas e bolos. O glúten não é essencial para o corpo, e pode ser substituído, desde que sob a orientação de um profissional de saúde.

 

A nutróloga Marianna Magri explica que novas pesquisas têm mostrado a relação da proteína com problemas digestivos. A intolerância ao glúten provoca sintomas como gases, dor no estômago, diarreia ou prisão de ventre. No entanto, a condição costuma ser subdiagnosticada, pois os sintomas são semelhantes aos de várias outras enfermidades.

 

De acordo com a especialista, a intolerância ao glúten pode se manifestar como doença celíaca (DC), sensibilidade ao glúten não celíaca e alergia ao trigo. A doença celíaca, manifestação mais grave do problema, inclui sintomas como anemia, dermatite herpetiforme (lesões bolhosas na pele), lesões na boca, cansaço, formigamento nas mãos e pés, alterações de humor e dor nas articulações, entre outros.

 

Veja também

 

Cinco estratégias para seguir firme na dieta e controlar a fome

 

Nutróloga ensina 3 receitas de chás para fortalecer a imunidade

 

“As pessoas que têm sensibilidade ao glúten geralmente sofrem de fadiga crônica. Isso ocorre porque o consumo de produtos com glúten danifica seu intestino, o que, por sua vez, prejudica a absorção de vários nutrientes, incluindo o ferro. Esta deficiência leva à anemia, que resulta em fadiga. Mudar para uma dieta sem glúten vai restaurar o intestino e melhorar a absorção de nutrientes e os níveis de energia”, destaca a especialista.

 

Como saber se tenho intolerância ao glúten?

Em geral, se usam exames de sangue que medem a resposta do paciente a níveis controlados de glúten. Os mais utilizados são anticorpo antitransglutaminase, anticorpo antiendomísio, anticorpo antigliadina e estudos moleculares DQ 2 e DQ 8.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

 

BENEFÍCIOS DA DIETA SEM GLÚTEN

 

Para pessoas que têm intolerância ao glúten, retirá-lo da dieta traz vários benefícios como:

 

1 – Melhora os níveis de energia;
2 – Promove perda de peso saudável;
3 – Elimina o inchaço;
4 – Reduz as dores de cabeça rotineiras;
5 – Diminui a depressão;
6 – Beneficia a saúde da pele;
7 – Reduz a queda de cabelo. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.