23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
05/11/2020

Dinamarca matará 17 milhões de animais para evitar nova mutação de coronavírus

Foto: Reprodução

Estudos indicam que visons, animais semelhantes a doninhas, estão contraindo o Sars-CoV-2 em fazendas de pele e impedindo que pessoas com Covid-19 produzam anticorpos

 A Dinamarca anunciou esta quarta-feira que vai sacrificar 17 milhões de visons (animais semelhantes a doninhas criados em fazendas para fabricação de casacos e outras peças de vestuário de pele) para evitar que uma nova mutação do coronavírus Sars-CoV-2 prejudique o desenvolvimento de vacinas.

 

Um estudo preliminar revelou que a mutação descoberta no norte da Dinamarca impede que pessoas com Covid-19 produzam anticorpos. O anúncio foi feito pela primeira-ministra, Mette Frederiksen. A mutação foi descoberta após 12 pessoas contraírem Covid-19 de visons. Todos os animais do país serão sacrificados.

 

O caso reforça o temor de que o coronavírus possa se espalhar em animais, o que dificultaria o combate da pandemia. Visons têm contraído o Sars-CoV-2 em fazendas de pele na Holanda, Espanha, Estados Unidos e Dinamarca, este último o maior produtor do mundo. Os dinamarqueses já haviam sacrificado um milhão de visons para conter o coronavírus, mas o governo decidiu que a medida foi ineficaz.

 

Veja também

 

BONITINHOS MAS LETAIS! Conheça 7 animais superfofos capazes de matar você. VEJA FOTOS



Veterinária fala sobre a importância da castração e seus benefícios para os animais

 

Morcegos são capturados por telas instaladas no mato, no Campus Fiocruz, Mata Atlântica, em Jacarepaguá. Cobertos da cabeça aos pés por EPIs, cientistas da Fiocruz buscam animais que possam conter vírus com potencial de causar pandemias Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Foto: Reprodução

 

Os visons foram infectados por seres humanos, funcionários das fazendas de pele. Porém, cientistas dinamarqueses descobriram que o vírus sofreu uma mutação que permitiu que passasse de visons para pessoas.

 

As 12 pessoas infectadas trabalhavam em fazendas de pele. Todas tiveram Covid-19, mas nenhuma adoeceu com gravidade. Porém, tiveram uma fraca resposta na produção de anticorpos.

 

Há ainda muito a esclarecer sobre a nova mutação. Não se sabe por que as pessoas infectadas não tiveram sintomas mais graves já que não produziram anticorpos suficientes contra o coronavírus.

 

Tampouco foram informados detalhes sobre a capacidade de contágio da mutação. Mas o governo dinamarquês considerou a mutação preocupante o suficiente para não esperar mais tempo e arriscar que se espalhe.

 

— Devido à descoberta dessa mutação que prejudica a produção de anticorpos contra o coronavírus, é necessária uma ação contundente. Teremos que matar todos os visons. Essa nova variante do coronavírus traz o risco de uma vacina não funcionar como deveria — afirmou a primeira-ministra dinamarquesa ao jornal britânico “Financial Times”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Kaare Molbak, um dos mais respeitados epidemiologistas da Dinamarca, disse que a decisão do governo de sacrificar todos os visons é acertada porque “no pior cenário, a pandemia poderia ter um recomeço, a partir da Dinamarca”.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.