28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
09/06/2020

Distribuição de gás no Amazonas é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas

Foto: Divulgação

A previsão é que a Assembleia analise o projeto na sessão virtual de quarta-feira (10).

A liberação do serviço de distribuição de gás no Amazonas, cuja previsão é gerar mais de R$ 1 bilhão em royalties para 16 municípios do Estado, será o tema da audiência pública virtual realizada na terça-feira (09), às 15h, pela Assembleia Legislativa do Amazonas.

 

O evento é organizado pelos deputados estaduais Fausto Jr. e Sinésio Campos, que pretendem ouvir empresas, instituições, prefeituras e órgãos públicos ligados à extração e distribuição de gás.

 

Entre os convidados estão Petrobrás, Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Cigás, Ufam, UEA, Ministério Público, Suframa, Sindpetro e prefeituras do interior do Amazonas.

 

Veja também 

 

Comissões técnicas da CMM vão se reunir para zerar pauta relacionada ao coronavírus

 

Planilha servirá de subsídio para CMM acompanhar aplicação de recursos

 

Atualmente, apenas a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) possui autorização para distribuir o produto no Estado. Mas em abril deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei n. 153/2020 que autoriza outras empresas a atuar no setor.

 

O projeto foi aprovado pela maioria dos deputados, porém foi vetado pelo governador Wilson Lima. Agora, a matéria voltou ao Legislativo Estadual, que pode derrubar o veto do governo e transformar o projeto em lei.

 

A previsão é que a Assembleia analise o projeto na sessão virtual de quarta-feira (10).

 

O deputado Fausto Jr. explica que a reunião será transmitida ao vivo pelo Facebook e pelo canal do Legislativo no Youtube. “Será a chance de órgãos e prefeituras discutirem a quebra do monopólio da distribuição do gás, que hoje é feita apenas pela Cigás”, afirmou Fausto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O parlamentar, que é relator do projeto de lei, já deixou claro que é a favor que outras empresas atuem no setor. “Com a quebra do monopólio, podemos atrair empresas para investir na distribuição do produto, gerando royalties para os municípios e criando milhares de empregos no interior”, defende Fausto Jr.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.