23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
18/09/2022

Distúrbios do sono; roncar pode ser um sintoma

Foto: Reprodução

Condição, quando não é tratada corretamente, tem potencial para gerar danos graves à saúde.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em ronco, bruxismo ou apneia obstrutiva do sono (AOS). Ou seja, são condições também conhecidas como distúrbios do sono. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que a AOS afete uma em cada três pessoas no mundo. Sendo que 85% dos casos nem chegam a ser diagnosticados.

 

Segundo o Dr. Alexandre Annibale, cirurgião-dentista, roncar não é normal e é um sinal de apneia obstrutiva, doença potencialmente fatal. Esses distúrbios do sono diminuem a oxigenação sanguínea, causando aumento na pressão arterial e pode provocar infarto, AVC, diabetes, entre outros".

 

"Após a Covid-19, houve uma piora na qualidade do sono devido ao estresse, ansiedade e ganho de peso. Além disso, há aqueles que abandonaram tratamentos dentários e médicos por conta da pandemia".

 

Veja também

 

Pular corda emagrece? Confira 7 benefícios da atividade e como começar hoje mesmo

 

Conheça poderoso substituto do café que desinflama o corpo e emagrece

 

O QUE A CIÊNCIA DIZ SOBRE OS DISTÚRBIOS DO SONO

 

Foto: Reprodução

 

De acordo com um estudo realizado pela OMS divulgado em dezembro de 2020, a pandemia de Covid-19 contribuiu para o agravamento dos distúrbios do sono, problema que acomete cerca de 45% da população mundial.

 

Os problemas relacionados à saúde bucal que interferem na qualidade do sono envolvem o padrão facial, arcada dentária, posicionamento da língua e a falta de dentes, fatores ligados a respiração do paciente.

 

"As alternativas para seguir o tratamento, vão desde correção cirúrgica por meio de avanço bimaxilar, CPAP (aparelho de pressão positiva continua nas vias aéreas), aparelho de avanço mandibular até terapias com fonoaudiologia e fisioterapia, ou seja, é um tratamento multidisciplinar, que ajuda não só o indivíduo que sofre com alguma doença do sono, mas também às outras pessoas com quem dorme junto".

 

"Quando se fala em ter boa saúde e longevidade, dois pilares são bem conhecidos: alimentação saudável e prática de atividade física. Mas um terceiro e tão importante quanto os demais, é o sono. Por isso, cuidar bem da sua saúde é também ter uma boa qualidade de sono. E isso começa pela saúde da sua boca", encerra o cirurgião-dentista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Vale ressaltar que esse diagnóstico é feito pelo dentista capacitado em odontologia do sono.

 

Fonte: Terra 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.