19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
29/01/2023

Djokovic fatura 10º Australian Open e volta a ser nº 1 do mundo

Foto: Reprodução

Sérvio bate grego Stefanos Tsitsipas por 3 sets a 0 na decisão em Melbourne e iguala Rafael Nadal em número de conquistas de Grand Slam, com 22 troféus

O sérvio Novak Djokovic derrotou neste domingo o grego Stefanos Tsitsipas por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 (7/4) e 7/6 (7/5), em 2h56 de partida, e atingiu mais uma marca histórica na carreira ao conquistar o décimo título do Australian Open. De quebra, retomou o posto de número um do ranking da ATP e se igualou ao espanhol Rafael Nadal em títulos de Grand Slam: agora são 22 troféus para cada um.

 

O "novo" número um do mundo é recordista no posto: já passou ao todo 373 semanas no topo. Desta vez, ele substitui o espanhol Carlos Alcaraz, que ficou fora do Australian Open por causa de uma lesão na perna direita. Tsitsipas também poderia ter sido alçado ao posto com a vitória, mas ao sofrer a 11ª derrota para Djokovic, perdeu a chance de assumir o topo pela primeira vez na carreira.

 

A decisão deste domingo marcou uma volta por cima de Djokovic, que já era o maior campeão do Australian Open e ampliou ainda mais seu domínio em Melbourne. Neste ano, o sérvio deixou a quadra ovacionado com o troféu debaixo do braço, cenário bem diferente de 2022, quando foi impedido de competir e deportado por não ter se vacinado contra a Covid-19. A atitude custou ao tenista sérvio o posto de número um do mundo, já que não pôde atuar em outros torneios.

 

Veja também

 

Abel cita bronca de Guardiola no City para destacar o Palmeiras: 'Orgulho de ser treinador deles'

 

Com dois de Pedro Henrique, Inter goleia São Luiz e conquista primeira vitória no Gauchão

O JOGO


Djokovic entrou em quadra com uma proteção pelo estiramento sofrido na coxa. Mas a desconfiança do público sobre sua condição física rapidamente foi eliminada. Forçando o saque e muito preciso nas devoluções, ele começou melhor. Levou o primeiro e o terceiro game com extrema tranquilidade e quase quebrou o serviço de Tsitsipas no segundo. A quebra ensaiada aconteceu no quarto game, quando o grego cometeu dupla falta, dando uma vantagem grande ao sérvio. Em pouco menos de 40 minutos, Nole faturou o primeiro set por 6/3.

 

Djokovic durante a final do Australian Open contra Tsitsipas  — Foto: REUTERS/Hannah Mckay

Djokovic durante a final do Australian Open contra

Tsitsipas (Foto: REUTERS/Hannah Mckay)

 

EQUILIBROU, MAS DEU NOLE


O segundo set já começou de forma mais equilibrada. Sem se abater com a derrota na primeira parcial e errando bem menos, Tsitsipas recuperou terreno e ficou perto de quebrar o serviço do sérvio ao menos duas vezes, mas Djokovic se recuperou cravando o empate. Aliás, o alto nível não permitiu quebras de serviço, alongando o set para mais de 1h de disputa e o tiebreak.

 

Aconteceu praticamente um jogo à parte no desempate. Djokovic e Tsitsipas alternaram bons e maus momentos entre lindas bolas e erros não forçados. Mas o sérvio voltou a mostrar suas credenciais de nove vitórias em nove finais de Australian Open para conseguir fazer 7/6 e dois sets a zero, se aproximando da décima conquista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

REAÇÃO? 


Mesmo em grande desvantagem, Tsitsipas abriu o terceiro set quebrando o serviço de Djokovic, aparentemente mais relaxado no momento da partida, abrindo brecha para uma reação. No entanto, o sérvio devolveu a quebra imediatamente e a parcial seguiu totalmente equilibrada, com Tsitsipas resistindo bem à pressão do rival nos games finais. O placar empatado forçou a disputa do tiebreak e o sérvio começou melhor, abrindo 5/0. Tsitsipas ainda conseguiu encostar, reduzindo a vantagem de Djokovic para 6/5, mas no momento decisivo o sérvio conseguiu uma bola na linha que selou a fatura: 7/5 e vitória no jogo. 

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.