19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
28/10/2020

Documento revela como Henrique VIII planejou detalhes da decapitação de Ana Bolena

Foto: Reprodução

Revelados pelo jornal britânico The Guardian, o rei ordenou a forma e local que deveria ser feito e ainda poupou a esposa de ser carbonizada

 Em 19 de maio de 1536, Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, foi executada numa decapitação com golpe único de espada após ser acusada de adultério, incesto, bruxaria e 'alta traição'.

 

Em suas últimas palavras, a monarca negou as acusações e falou sobre o marido antes de ter o golpe desferido, afirmando que ela era um "senhor gentil e soberano".

 

Arquivos recém-descobertos, divulgados pelo jornal The Guardian após pesquisa feita para um documentário do Channel 5, demonstram o contrário.

 

Veja também

 

Certamente você já deve ter ouvido falar em algum momento sobre Joana D’Arc. Você sabe quem foi ela?

 

'Tragedy by the sea': a fotografia que comoveu uma nação

 

Segundo a descoberta, Henrique não apenas planejou meticulosamente a execução da companheira, como escolheu o método, anulando a possibilidade de queima por fogo. A descoberta joga luz sobre uma possível armação do rei para justificar a morte da esposa.

 

A Falecida Rainha Ana Bolena, no inventário de Henrique VIII

Foto: Reprodução

 

A historiadora Tracy Borman e o arquivista Sean Cunningham foram responsáveis por descobrir um livro do século 16 que detalha registros criminais e punições diretamente para Sir William Kingston, responsável por encarceramentos e execuções. A instrução, dada por Henrique, também detalhou como deveria ser feita a exibição da pena: "no Green dentro de nossa Torre de Londres”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“Como um documento até então desconhecido sobre um dos eventos mais famosos da história, é realmente ouro em pó, uma das descobertas mais emocionantes dos últimos anos”, disse Borman. “O que isso mostra é a maneira premeditada e calculista de Henry. Ele sabe exatamente como e onde quer que aconteça ”, acrescentou a historiadora.

 

Aventuras na História

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.