Especialista em coluna esclarece as diferenças entre a dor nas costas e os desconfortos nos rins, que podem indicar doenças
Você provavelmente já sentiu dor nas costas em algum momento da vida, seja por conta da má postura, sobrecarga ou estresse. No entanto, o problema pode estar relacionado a outro órgão muito importante: o rim. Por isso, todo desconforto nesta região merece atenção.
Os rins têm cerca de 10 centímetros cada, e estão localizados próximo à coluna vertebral. Por conta dessa aproximação, as dores podem se confundir, não sendo possível saber de início qual é a origem do incômodo, rins ou coluna.
“Para identificar de modo preciso a causa do problema, são necessárias avaliações físicas e exames de imagem, como ressonância magnética, que auxiliam o médico na condução do tratamento mais adequado”, revela o ortopedista André Evaristo, especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês.
Veja também
Alimentos para fortalecer o sistema respiratório no clima seco
Mitos sobre o sono invadem as redes. Por que é tão difícil dormir bem?
COMO DIFERENCIAR UMA DOR DA OUTRA
Lombalgia é o nome que se dá para a dor nas costas localizada na lombar, região próxima aos rins e que afeta jovens e adultos. Seus principais sintomas são dor local ou irradiada para membros inferiores.
Ela pode ser aguda, com duração de até três meses, ou crônica, com permanência de mais de 3 meses. Também pode ser intensa ou fraca, contínua ou esporádica. Às vezes causa queimação, cólica ou sensação de aperto.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Já a dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como infecções, alterações no funcionamento do próprio órgão, cistos ou pedras nos rins, traumas, câncer entre outros. É comum que as dores nos rins ocorram abaixo da caixa torácica em um ou nos dois lados da coluna vertebral, sendo mais comum próximo a coluna lombar.
Fonte:Metrópoles