28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
07/02/2020

Dormir mal pode te fazer engordar? Estudo diz que sim

Foto: Reprodução

Pessoas com sono tem mais vontade de comer alimentos nada saudáveis, mas não é só isso que pode te fazer engordar

Existem inúmeros estudos que comprovam a relação entre a baixa qualidade do sono e um maior desejo por alimentos nada saudáveis. Mas por que exatamente dormir mal dá mais fome no dia seguinte?

 

Segundo a ciência, isso acontece porque quando seu corpo é privado do sono por muito tempo, o cérebro anseia por mais alimentos ricos em calorias como uma forma de se manter acordado.

 

Contudo, de acordo com uma nova pesquisa de três universidades dos EUA, não é apenas o seu cérebro que influencia nas suas escolhas alimentares: o nariz também pode fazer com que você coma mais quando está com sono .

 

Veja também

 

Truque para remover cravos do nariz com fio dental viraliza nas redes sociais

 

O alecrim faz com que o coração funcione melhor, reduz inflamações e estimula a circulação. CONFIRA

Como a pesquisa foi feita?

 


Publicado no eLife , o estudo recrutou 29 homens e mulheres, com idades entre 18 e 40 anos, e os dividiu em dois grupos. Ambos se revezaram na seguinte rotina de sono: dormiam normalmente durante quatro semanas, e depois, por uma noite, só podiam descansar quatro horas.

 

Depois de cada noite, era oferecido a eles ou um café da manhã convencional, ou uma variedade de lanches e snacks. Ao mesmo tempo, os cientistas rastrearam o que e quanto cada voluntário comeu. Antes de cada refeição, os participantes eram submetidos a ressonâncias magnéticas e apresentados a vários cheiros diferentes (de comida ou não) para que suas atividades cerebrais fossem rastreadas.

 

Dormir mal dá mais fome ou faz com que a gente escolha alimentos mais calóricos? Resultados

 


Houve mais atividade na região do córtex piriforme — a parte do cérebro que recebe informações do nariz — quando o sono foi privado. As pessoas também comeram mais alimentos ricos em calorias — como rosquinhas, biscoitos de chocolate e batata frita — depois das noites mal dormidas.

 

“Pesquisas anteriores mostraram que a privação do sono leva a mudanças no tipo de alimento que as pessoas comem. E que problemas crônicos de sono estão ligados à obesidade”, disse o autor do estudo Thorsten Kahnt, professor-assistente de neurologia da Northwestern University Feinberg . “A principal descoberta do nosso estudo é que essa relação, pelo menos em parte, pode ser explicada por mudanças na maneira como o cérebro responde aos odores dos alimentos quando estamos com sono”.

 

Possíveis conclusões

 

Fotos: Reprodução


É possível que isso esteja relacionado ao sistema endocanabinóide, responsável por regular a maneira como outros sistemas funcionam. Isso é feito através de uma série de neurotransmissores e receptores localizados em todo o corpo e afeta uma variedade de processos cognitivos e fisiológicos. Desde a função pulmonar, modulação da dor e até resposta do córtex piriforme a certos aromas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“Certas funções endocanabinóides são aprimoradas quando as pessoas são privadas de sono”, disse Kahnt. “E isso está relacionado às mudanças na ingestão de alimentos e como o cérebro processa os odores quando cansado”.

 

O estudo tem limitações, especialmente o tamanho pequeno da amostra e seu breve período. Afinal, os sujeitos tiveram apenas uma noite de sono encurtado. Mas Kahnt disse que a grande quantidade de pesquisas que relacionam a privação do sono e más escolhas alimentares deve ser suficiente para convencer alguém a prestar atenção em seus hábitos de sono. Ou então a evitar passar em frente a uma padaria pela manhã.

 

IG


 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.