19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
15/02/2020

Durante visita técnica, professores discutem mudanças na Base Nacional Comum Curricular

Foto: Eduardo Cavalcante

Educadores da rede estadual conheceram o Instituto Benjamin Constant e a Escola de Educação Profissional Enfª Francisca Saavedra, como parte da Jornada Pedagógica da Secretaria de Educação

Desde o anúncio das mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os itinerários formativos têm sido o despertar de muitas dúvidas e diálogos entre profissionais da Educação. Eles, que permitem aos estudantes aprofundarem suas noções em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou formação técnica e profissional, foram o foco de uma visita técnica ao Instituto Benjamin Constant e à Escola de Educação Profissional Enfª Francisca Saavedra, promovida pelo Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), na quinta-feira (13/02).

 

Os institutos, conhecidos por desenvolver cursos nas áreas de tecnologia e comunicação e oferecer formação técnica no campo da Saúde, respectivamente, receberam professores da rede estadual como parte das atividades da “Jornada Pedagógica do Formador”, promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.


Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio, Francisca Alves conta que as visitas são de extrema relevância para compreender melhor esta nova fase da Educação. “Estas visitas estão sendo muito proveitosas para que a gente possa entender o Novo Ensino Médio na questão dos itinerários, visto que eles carregam, ainda, alguns questionamentos”, disse a educadora.

 

Veja também

 

Secretaria de Educação convoca aprovados em processo seletivo do interior

 

MEC prorroga prazo e estudantes têm até sexta-feira para fazer inscrição no Fies

 

Conforme a BNCC, os itinerários formativos trazem a proposta de tornar o estudante protagonista, desenvolvendo a autonomia necessária para que o jovem possa realizar seus projetos.

 


Para a formadora do Cepan, Brígida Menezes, o maior desafio é ainda deixar a escola tradicional de lado e se voltar para uma nova perspectiva. “Eu vejo que existe um processo de adequação por parte dos professores, visto que fomos ensinados a ser os protagonistas. Na formação atual, a educação integral aponta o horizonte ao estudante e permite que ele faça suas próprias escolhas”, reforça.

 

Fotos: Eduardo Cavalcante

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


A “Jornada Pedagógica do Formador” segue até o fim de sexta-feira (14/02) e vai debater também a implementação do Referencial Curricular Amazonense (RCA). 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.