18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
01/04/2020

Duzentos corpos em São Paulo aguardam resultado para exame do novo coronavírus

Foto: Reprodução

Informação foi divulgada pelo secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, durante coletiva à imprensa. Em nota, Estado afirma que resultados vão sair nas próximas 24 horas. São Paulo tem 16 mil exames aguardando resultado

Estado mais afetado pelo novo coronavírus no País, São Paulo tem 201 mortes que ainda aguardam resultados de testes para confirmação da doença.

 

A informação foi dada pelo secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 1. O governo do Estado foi questionado sobre mortes que estariam sendo registradas como casos suspeitos de coronavírus e se os números poderiam vir a aumentar com as confirmações.

 

"Desse contingente, o que for positivo será acrescido ao balanço do número de óbitos. Uma parcela dos 201 vai dar positivo. São pesssoas que não foram confirmadas na época do óbito", disse o secretário.

 

Veja também

 

Quanto tempo vai levar para a pandemia da Covid-19 terminar? VEJA

 

Sozinha, mulher com Covid-19 narra preconceito e falta de apoio de vizinhos

 

Em nota, o governo do Estado informou que esses óbitos deverão ter resultado divulgado nas próximas 24 horas, dado que o Estado está montando uma força-tarefa para a realização de testes. São Paulo tem 16 mil exames represados, segundo Germann.

 

De acordo com o governo paulista, unidades regionais do Instituto Adolfo Lutz estarão habilitadas a processar amostras, com capacidade de 500 exames por dia, podendo chegar até mil. Além disso, nesta semana o governo diz que receberá 20 mil kits de testes importados e 10 mil enviados pela Fiocruz, que serão distribuídos entre o Instituto Adolfo Lutz e outros laboratórios credenciados. A Secretaria Estadual da Saúde vai processar, a partir desta quarta, 720 amostras por dia no Centro Estadual de Análises Clínicas (Ceac) da Zona Norte, unidade que já é do Governo do Estado.

 

São Paulo tem atualmente 2.339 casos confirmados do novo coronavírus e 136 mortes. No Brasil, de acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, o País tem 201 mortes pela doença e 5.717 casos confirmados.

 

Como mostrou reportagem do Estado esta semana, funerárias particulares já registram aumento na quantidade de óbitos da ordem de 10% a 20% nas últimas semanas. Donos desses estabelecimentos afirmam que houve um aumento dos casos de óbito por problemas respiratórios. E familiares de pessoas que estão sendo sepultadas sem o diagnóstico fechado para covid-19 também reclama da situação, tanto pela perda dos familiares quanto por não terem elas mesmas sido testadas para a doença.

 

Quarentena


O governador João Doria afirmou nesta quarta-feira, 1, que a quarentena será mantida no Estado de São Paulo até o dia 7. E que a ampliação ou não da medida só será anunciada no dia 6.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A quarentena está em vigor desde o dia 24 de março e vale para todas as 645 cidades do Estado. O decreto fechou o comércio e serviços não essenciais, o que incluiu bares, restaurantes e cafés, que só podem funcionar com serviços de delivery. Podem funcionar: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, supermercados, hipermercados, mercados, padarias (mas não poderão servir alimentos no local), açougues, empresas de call center e telemarketing, postos de combustíveis, bancas de jornais, pet shops, clínicas veterinárias, empresas de transporte, táxis, serviços de transporte por aplicativo, construção civil, serviços de segurança, bancos, lotéricas, empresas de limpeza e manutenção e todas as indústrias.

 

Estadão

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.